sábado, 6 de abril de 2024

Caso Pedro

 






 “Há muita coisa me que faz nunca mais voltar a ser testemunha de Jeová.

  Hoje lembrei do amigo também de nome Pedro, que cresceu comigo, filho de um ancião, nunca quis ser batizado mas o pai obrigou-o, tinha 20 e poucos anos trabalhava na empresa de uma família de testemunha de Jeová que só empregavam membros da mesma seita.

  Como todo TJ ele transava as escondida com uma irmã e a moça acabou ficando grávida aí começou os problemas, foi desassociado, ainda ia as reuniões, mas lhe foi dito que tinha que chegar cedo, sentar na última fila e sair antes da última oração.

  Certo dia era a semana de visita do superintendente de circuito e tinha um jantar marcado na casa do ancião, mesa posta toda família a mesa, aí chegou o casal de visitantes e seus dois filhos, o visitante disse que não podia comer na mesma mesa com um desassociado e exigiu que o Pedro saísse da mesa e ir comer na cozinha senão ele poderia ir embora, o rapaz retirou-se da mesa, a partir daquele dia ele comia separado da família.

  Na semana seguinte o patrão demitiu-o alegando que não podia trabalhar com um desassociado, foi um choque tremendo, ele precisava daquele emprego brevemente seria pai e tinha planos pra casar, perdeu à família, amigos e o emprego,  o rapaz apanhou uma depressão, não saia na rua porque tinha vergonha de encontrar-se com  um irmão, num sábado enquanto toda família havia ido à reunião ele trancou-se no quarto se despejou querosene e se incendiou, a  vizinhança vendo o fumo foram acudir tiraram o rapaz de lá ainda com vida, ficou todo queimado, veio morrer 3 dias depois, foi enterrado às pressas sem discurso fúnebre.

  Até hoje doí-me a morte daquele meu amigo.”😢

 

   (Pedro Pinheiro – Face)

 




a) Principalmente para ele, que não era tão apegado à doutrina, era claro que havia muitas doutrinas diferentes.
   Bilhões de pessoas no mundo não são TJ e vivem normalmente.


b)  Nem todos se dão bem com a família, por vezes é a distância, o filho muda para um lugar longe, o contato fica difícil.
  Outras vezes são personalidades incompatíveis mesmo, pais e filhos podem ter visões muito diferentes de mundo e a convivência fica complicada.
   Eu e meus pais, praticamente, não tínhamos nada a ver.
   A vida segue.

c)  Emprego; muita gente troca de emprego, aliás é difícil alguém ficar no mesmo emprego pela vida toda.
    Eu passei por vários.



  Quero dizer que o Pedro foi muito “fraco”, o problema era ele mesmo.

  Situação mais difícil que a do rapaz era a da moça.
  Será que ele pensou nela em algum momento?
  E no filho?

  Na minha fase adulta teve alguns dias que a ideia de suicídio voltou forte em minha mente.
  Um desânimo profundo com tudo.
  Minhas filhas eram pequenas, a mais nova tinha uns três anos.
  Pior do que tudo que eu estava sentindo seria deixar minha esposa com duas filhas para criar.
  Me sujeitei a situações detestáveis, mas não deixei minha esposa sozinha.
  Só eu sei quantas vezes chorei escondido.
  Minha esposa me conheceu um homem forte, deixar ela perceber o quanto eu estava fragilizado iria adiantar de quê!?
  E minhas filhas, me tornar um pai amargo, grosseiro, não melhoraria minha situação só estragaria a infância delas.

  Enfim
  Nos filmes, novelas, nos livros vemos histórias de grandes tragédias inspiradas na vida real.
  Muitas pessoas, provavelmente a maioria, passam pelo menos uma vez na vida por momentos muito difíceis.


  Não vou enganar ninguém, nem sempre as coisas se ajeitam de maneira satisfatória.

  No "meu caso" se ajeitaram, continuo casado, minhas filhas estão bem, situação econômica de pobre, porém com certa fartura.

  No geral, os problemas mais graves que observei foram com relação a saúde.
  A pessoa adquiri uma doença altamente incapacitante, tudo vai só piorando até o final.

  No caso do Pedro (e do meu) eram mais situação financeira e "social" difíceis.
  Jovem, com saúde, tinha opções melhores que o suicídio, mas se decidiu por essa "solução" … descanse em paz … não sou eu que vou atirar pedras, não tenho como … viver não é brincadeira não …

 Meditações relacionadas:

  

  Eu não tenho como ser contra o suicídio, é uma decisão pessoal que na maioria das vezes é a melhor.

    ⇩⇩

  Repense

 

 

 Me perguntaram como foi desistir de ter religião?

   ⇩⇩

 Repense

 

 “O segredo para ser infeliz é ter tempo livre para preocupar-se se é feliz ou não”.

  (Bernard Shaw)

      ⇩⇩

  Repense


 

 


✧✧✧

.

Nenhum comentário: