segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Cultura Indígena

  A "verdade" só liberta quando você e muitos a sua volta a buscam.  Conhecimento interno e externo.” 
[William Robson]




 Eu li essa reportagem nem sei onde, deve ser uma Superinteressante antiga.
  Tentei localizar a matéria na Internet e não consegui.
  Ela mostra que essa ideia que muitos tem de um homem europeu demoníaco contra índios angelicais é só falta de conhecimento da história.

  No meu tempo de escola o que foi passado por meus professores é que tínhamos uma dívida histórica com os índios “os verdadeiros donos da Terra.”  
  “Terra” com maiúscula mesmo, porque do jeito que falam parece que os índios são os donos do planeta enquanto “outros povos” são invasores marcianos...

  Nas minha tardes na Biblioteca me surpreendi ao deparar com livros que falavam sobre as diversas culturas indígenas, meus professores viviam em um mundo de fantasias!

  Sei lá! Meu entendimento é que sobreviveu melhor a CULTURA MAIS EFICIENTE.

  Claro que eu nunca coloquei isso em uma prova, só de comentar essa possibilidade em sala de aula já era execrado por colegas e professores.
   Foi nessa época que me veio a célebre frase:

  Conheça a verdade e ela te foderá...



 “ Voltando para o Mito da Caverna...
  Eu queria que minhas filhas lessem alguns de meus textos no YouTube, seria uma leitura lógica da Bíblia.
  Minhas filhas se recusaram e eu não insisti.
  O projeto era: "Bíblia para adultos lida por crianças."
  Prestem atenção nisso que é a chave do texto:

  Na caverna que minhas filhas se encontram estão a mãe delas, avós, tios, primos, colegas de escola...

  Fora da caverna religiosa estou apenas eu.”




Anterior          <>        Próximo