quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Atravessadores

 😡 “Os produtores vendem até barato.
         O problema são os atravessadores.”

       
 (Comentarista)


  Pra mim é bem complicado ir buscar tudo que preciso direto do produtor.
  O que chamam de “atravessadores” é mais conhecido por “logística”.

  Um exemplo:

  Quem mora no Sudeste e acha que sai mais barato viajar para o Norte em busca de açaí ... faça isso.
  Senão pague o preço do produto e da logística. (nem vou falar dos impostos)

  Por favor, não estou dizendo que não existem “aproveitadores”, é preciso identifica-los e evita-los ou prende-los. (em caso de crime)

  Só quero dizer que a “DISTRIBUIÇÃO” DE PRODUTOS TAMBÉM TEM CUSTOS.

  “Não existe almoço grátis”.

  De algum lugar o trabalho ou dinheiro sai... vejam o caso dos hospitais...



   Tenho uma teoria que o principal motivo da nossa sociedade brasileira ser tão violenta (alto numero de roubos e homicídios) é a cultura do ódio que esta diretamente ligada ao vitimismo.
  Qualquer um que esteja ganhando dinheiro (ou achamos que esteja) é automaticamente considerado um explorador ou ladrão mesmo.
  Isso justifica qualquer violência "contra a elite dominante".

  O jovem que opta pelo crime se sente um "agente da justiça social", tirando dos exploradores.

  Vejam meu caso, quem conhece minha historia e da minha esposa sabe o quanto lutamos para ter o "pouco" que temos.
  Mas esse pouco é relativo.
  Para alguém bem nascido ou que conquistou grande sucesso profissional, eu sou bem pobre, os bens que tenho como carro, moto, apartamento são fruto do acumulo de muitos anos.
  Se eu de uma hora para outra perdesse tudo que tenho ... com minha renda ... não seria nessa vida que eu iria me recuperar.

  Mas o marginal na rua que "talvez" tenha menos que eu, não pensa assim, o meu pouco para ele é muito.
  De certo sou um "maldito burguês".
  Se eu tenho um carro não foi com trabalho, disciplina financeira; eu "explorei alguém"...

  Se sou proprietário de alguma empresa, mesmo pequena, já mereço tudo de mal.
  Se sou funcionário, sou um "otário" que não percebe a opressão ...

  Dizem que a violência esta diretamente ligada a "desigualdade social".
  Mas vemos outras culturas onde a desigualdade social é tão grande quanto a nossa e não encontramos tanto "prazer" em matar e roubar. 

  O mal fica muita mais intenso quando a pessoa que o pratica o acha justificável.

 

 "Eu poderia estar matando ou roubando, mas estou aqui humildemente pedindo sua colaboração."

 

  

  Percebe?
  A pessoa por sua situação financeira acredita que tem o direito de matar e roubar, mas "por enquanto" esta fazendo o favor de pedir apenas uma ajuda.

  Você ali, usando ônibus, um "maldito burguês" ou "pobre otário".




 (Essa meditação ficou paradoxal porque parece que estou alimentando ódio contra os que mendigam ou roubam, em verdade vos digo que meu objetivo como sempre é o BOM SENSO.

  "Não posso ensinar nada a ninguém, só posso faze-lo pensar."

  De repente o ódio que o ladrão tem contra você.
  É o mesmo ódio que você tem contra o "atravessador".)

  
  Até nossos amores e ódios tem que passar por alguma "racionalidade".
  Sem isso é difícil acontecer uma sociedade menos violenta.

  Essa lógica entra em sua mente?





________________________________________

Nenhum comentário: