quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Caçando Musicas

 

                                                   


 O prazer não é um mal em si; mas certos prazeres trazem mais dor do que felicidade.

   (Epicuro)


 


  Esse pensamento é bastante obvio.
  Vejam o caso do sexo.
  Evidente que não é um mal em si, inclusive é uma necessidade biológica para perpetuação da espécie.
  Porem uma gravidez indesejada pode trazer muita "dor"; tem doenças venéreas, estupro, pedofilia...

  Boa parte do sentido da vida é esse.
  Buscar o que nos dá prazer e evitarmos sermos consumidos por ele a ponto de nos prejudicar ou prejudicar outras pessoas.

  Um grande prazer meu é ouvir musica.
  Na fase de alienação em que me encontro ela é ainda mais importante.
  Parte do meu tempo "ocioso" utilizo caçando musicas.
  Assino dois serviços, um da Amazon outro do YouTube.

  É exagero?

  Acho que sim, estou testando para ver qual me satisfaz mais e me desfazer de um.
  Por enquanto o YouTube parece melhor.

 Nota: Meu celular tem mais de quatro anos.

   Possivelmente a Prime Music precise de um sistema mais atualizado. 

   Já estou pesquisando um modelo mais recente com boa relação custo benefício e algum luxo.

  

 
  O que me levou a assinar serviços de musica?

  Nunca gostei da pirataria.
  Se o artista faz uma musica que me agrada me sinto na obrigação de pagar pelo "bem que me fez".
  O problema é que era muito caro.
  Lá na década de 1980 e 1990, para adquirir uma canção tínhamos que comprar um "LP" com em média 12 musicas.
   (Por um tempo teve os "Compactos" com 2.)
   Era tipo:
   Pague por 12 e leve 1😏

   Com as fitas cassetes, eu na minha infinita pobreza "pirateava" para manter o vicio.
   Com muito sacrifício comprei um gravador Aiko.
   (Ou Panasonic, nem lembro mais.)
   Colocava na frente do radio e gravava as musicas que me interessavam. 


   É, qualidade ruim, voz do locutor, sons ambientes como algum dos meus irmãos falando...
   Era um trabalhão danado, para resultado final ... sofrível.

  Agora não.
  O "algoritmo" já sabe o estilo que gosto, vai tocando as musicas, se me interesso por alguma, com dois cliques adiciono no meu celular com qualidade inacreditável para aquele garoto dos anos 80.

  E aqui entra a parte mais filosófica dessa meditação.

  Os prazeres seguem sempre o mesmo padrão de "insaciedade" ... tornando a "felicidade" impossível.
  Ter consciência disso é extremamente importante para uma "vida serena".

   Bem antes dos serviços "legalizados" de musica tinha o MP3 e CDs piratas.
   Baixei praticamente todas as musicas que gostava da minha infância, adolescência e parte da vida adulta.
   As ouvia quando quisesse, eram milhares.
   Em termos de musica o esperado era eu encontrar a tal felicidade ... só que não.

  Enjoei de todas as musicas.
  Senti meu prazer musical desaparecendo.
  Nem Michael Jackson ou  Earth, Wind & Fire me animavam...

  A solução foi voltar a caçar canções e o meio mais eficiente foi assinar serviços de musica, dessa vez sem dor na consciência, de maneira legalizada.



  


.

Nenhum comentário: