sábado, 5 de novembro de 2022

Familia Tradicional


  Há muitas discussões acadêmicas sobre o conceito de ideologia, para essa meditação vou ficar com esse:


Ideologia: O conceito de ideologia aparece como um conjunto de valores, princípios e doutrinas; seria o desejo de pertencer a um grupo que possui um modo de viver e conviver.

 

 

  Através de experimentações a humanidade foi se organizando socialmente.

  De certo casamento nos moldes atuais não existe desde de sempre.
  Se olharmos para nossos parentes macacos eles se organizam diferente.

  Sabemos de culturas onde um homem possui varias "esposas", mais ao estilo dos mamíferos primatas.

  Sabemos de culturas onde as crianças são da "tribo", não importa quem pariu.

  Entretanto o que parece ter dado mais certo, ser mais eficiente, foi a formação de um casal com responsabilidade sobre a criação da sua própria prole.
  Isso virou uma tradição nos mais variados povos, dai o termo "família tradicional".

  Ideologias são formadas de ideais.

  Qual o ideal do conceito de uma família tradicional?

  “Eu William aceito você, Mara, como minha legítima esposa e prometo amar-te e respeitar-te na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, por todos os dias da minha vida, até que a morte nos separe.”
  
   Viver é complexo, falar e desejar certas coisas como ideais é uma coisa, pratica-las a risca é mais complicado...

  Eu e minha esposa nos adaptamos bem um ao outro, tudo indica que só seremos separados pela morte.
  No entanto conheço inúmeros casais que fizeram o mesmo tipo de voto e ocorreu a separação.

  Devo considera-los hipócritas!?

  Todos nós passamos por mudanças.
  Coisas muito importantes dos 20 aos 30, podem deixar de ser tão importantes dos 40 em diante.
  Com uma expectativa de vida de 70 anos, permanecer por décadas em um relacionamento que te deprime só para respeitar uma "tradição" uma "ideologia" não me parece sensato.
   
  Leio muitos comentários do tipo:

  😠"Fulano defende a família tradicional, mas já esta no terceiro casamento."

  Fulano casou com outro homem!?
  Fulano casou com a própria irmã!?
  Fulano casou com uma cabrita!?
  Fulano formou um "trisal"!?
  Fulano casou agora com "relacionamento aberto"?

 😠 "Fulana defende a família tradicional, mas traiu o marido."

  Dependendo da fase que nos encontramos, o desejo sexual é muito intenso.
  A traição acontece, se apaixonar por outra pessoa acontece.
  Porem a "ideologia da família tradicional" desaprova a infidelidade.
  Temos isso como um mal a ser evitado.


  Cada um é cada um.
  Sou conservador (sem extremismo), acredito na "ideologia da família tradicional".
  Sei que ideais são difíceis de colocarmos em pratica por mais nobres que sejam, mas temos que nos esforçar, se realmente acreditamos neles.

  Família tradicional, eu acredito!

  Me esforço para honrar minha esposa, me esforço para cuidar bem das minhas filhas.

Ideologia: O conceito de ideologia aparece como um conjunto de valores, princípios e doutrinas; seria o desejo de pertencer a um grupo que possui um modo de viver e conviver.

  É nesse tipo de sociedade que desejo viver.









    Há ideologias que preferem outro tipo de sociedade.






 

 😒“O amor, se não como uma definição de sentimento afetivo; vira o que o escritor quiser que seja!”

  (J. Cleiton)

 

  Exatamente.

  É o que escrevo sobre “romantizar” ou “transmutar o conceito”.

  No dicionário “progressista”, família tradicional virou sinônimo de família perfeita, com ausência total de qualquer coisa que possa ser classificada como problema.

.

  “Logo” conservadores são hipócritas porque não existe família perfeita...

 

  Essa “lógica” obviamente não entra em minha mente.

 

  Eu precisaria me deparar com um argumento onde “tradicional” virou sinônimo de “perfeito”.

  É uma transmutação do conceito.

  Algo como transformar água em vinho ... só Gesuis na causa...

 

  

 



Minha mãe que “viajou” e minhas duas bebês ... ô vida...





.

Nenhum comentário: