sexta-feira, 24 de março de 2023

Nação de Fanáticos





  O problema dessa frase é a palavra "idiotas".
  Muitos consideram qualquer um que não concorde com eles idiota.


  "Aquele que acredita como eu, que o intelecto livre é o principal motor do progresso humano, não pode deixar de ser fundamentalmente contra tanto ao bolchevismo, quanto à Igreja de Roma.
  As esperanças que inspiram comunismo são, em geral, tão admiráveis quanto aquelas instiladas pelo Sermão da Montanha, mas eles são postos em prática com fanatismo e tendem portanto a fazer muito mal."
   Bertrand Russell - 1920


  Vejam que por esse pensamento muitos comunistas e católicos consideravam Russel um idiota.
  Como eu no geralzão concordo com Russel (nessa questão) por dedução também sou idiota.

  Mas nessa meditação vamos aceitar que eu e Russel façamos parte da ala "inteligente".
  Na ditadura pessoas igual nós não podem falar nada contra o regime sem sofrer graves consequências.

  



  
  Na democracia nem sempre somos minoria e aqui chegamos a razão dessa meditação.

  Não noto que o Brasil seja uma "nação de fanáticos" seja religiosos ou ideológicos.

   O problema é que os "não fanáticos" são muito indecisos.
   Politicamente (por exemplo) esperam até os últimos meses para defender um voto.

  Ai geralmente é tarde, os fanáticos tem certeza do voto e convencem mais alguns, aqueles que vão no embalo, no efeito "manada".

  Logo, esse pensamento de Russel aplico mais em mim mesmo.
  Tento não ficar em eternas ponderações sobre  coisas que precisam de uma decisão e no caso da "democracia" uma "convergência" de apoio.

  Na vida em geral também.
  Analiso a decisão mais lógica, especulo os prós e contras e tomo uma decisão mesmo que não esteja 100% seguro, aliás nunca estou.

  
O ótimo é inimigo do bom











  

  😡"Bolsonaro foi o responsável pela eleição de Lula!
          (Comentarista)
  
   
   Ninguém foi obrigado a votar no Inácio, nem no Jair...não sei porque tratam o “povo” como vítima inocente de alguma coisa...
 
Repense





  

  




  É comum me perguntarem se eu não canso de passar vergonha por tudo que escrevo.

  Não!

  Sou um livre pensador sem vergonha...😏

  A pessoa que contra argumente provando minha imbecilidade. 

  





    

 😒 “Ao meu ver, certos comentários demonstram preconceito e inferioridade mental e espiritual.”
      (Comentarista) 

 
  Não sou tão rigoroso assim com as “opiniões”.
  Não vejo “necessariamente” maldade ou inferioridade.
  Por N motivos a pessoa desenvolveu um ponto de vista e se prendeu a ele.
  Por isso me apego a argumentos lógicos e mudo minha opinião se ela estiver mal fundamentada.
        ⇩
  Pragmatismo

 

  






.

Nenhum comentário: