quarta-feira, 15 de março de 2023

Ansiedade

 

 


  "Em toda história lida e escutada do passado, e ainda as atuais, é comum perceber, o quanto o ser humano se escraviza, em busca do poder!”
    (J Cleiton)

  Humm ... ou se liberta em busca de aventura...
 
  Estamos nesse meio de “poder e dinheiro” há tantos séculos que muitos só conseguem olhar por esse ponto de vista.
 
  Nesse sentido minha principal base filosófica é o que chamo de “vazio existencial”.
 
  Eva (segundo a Bíblia) deveria estar satisfeita, mas pelo visto estava “entediada”.
  Sim podemos pensar que tudo que ela queria era o “poder de Deus”.
  Mas talvez só quisesse SAIR DAQUELA ROTINA que sempre se estabelece em qualquer vida.
 
  Quantas vezes nos encontramos diante dessa situação?
  Quero comer alguma coisa, mas nem sei o que, qualquer coisa diferente de tudo que tenho para comer...
  Estamos presos a uma rotina, queremos nos aventurar em alguma coisa que se conseguirmos com frequência ... vira rotina... o vazio que não cessa nunca...


 


  Tendo como base o reconhecimento do nosso vazio existencial podemos flutuar por vários temas, vou flutuar pela depressão.

  Uma moça acompanhada de uma idosa queria atendimento psiquiátrico.
  Deduzi que era para senhora.
  Informei que se estivesse ocorrendo algum tipo de surto (o que eu não  estava observando) ela conseguiria atendimento de urgência no Pronto Socorro.
  Fora dessa situação só  com encaminhamento de algum posto de saúde.
  A moça me esclareceu que era para ela mesma.
  Eu disse que ela parecia tão  normal.

"Tenho crise de ansiedade".

  Respirei fundo internamente e repeti as informações que já havia dado.

  O que passou pela minha mente?

  Quem não  tem crise de ansiedade!?
  Agora mesmo estou ansioso para terminar o expediente...😏

  Em verdade voz digo que não  fico ansioso pelo fim do expediente de trabalho.
  É algo que falo só por falar, no caso da moça nem isso, guardei pra mim.
  Sou bem adaptado a minha rotina.
  Faço meu trabalho o melhor que posso, sei da minha necessidade de ter uma fonte de renda para que possa ficar tranquilo e seguir minha rotina em casa.

  Estou nessa fase de ter uma rotina agradável na minha vida como um todo e tolerável no trabalho.
  Meu reconhecimento do vazio existencial me faz tomar cuidado com cantos de sereia, aquele grito que pede para me aventurar em alguma coisa.
  Não  que eu evite radicalmente novidades, apenas avalio com muito cuidado as possibilidades que aparecem...


  E a moça?
  De uma conversa tão breve evidente que não  dá para dizer nada, a vida não  é aqueles filmes tipo Sherlock Holmes.😏

  Em linhas gerais os mais jovens tem muitos motivos para ansiedade.
  Suponhamos que a jovem apesar da boa aparência esteja passando por um caso de amor  não  correspondido.
  Quer maior ansiedade que essa?
  Você louco para estar perto de uma pessoa e quando está nada ou quase nada acontece porque ela gosta de outro ou simplesmente não  quer nada romântico com você.

  A "solução" para esse tipo de situação é suportar os golpes até calejar o coração.
  O tempo vai nos tornando mais adaptados ao meio, até encontrarmos alguém que corresponda nosso afeto.
  Ou nos adaptamos a "solteirice" ... nada é perfeito, tudo tem vantagens e desvantagens.

  Mas infelizmente muitos acreditam que a "felicidade" existe. 
  Uma vida onde todas as vontades podem ser realizadas, vida sem ansiedades... sem vazio existencial.

  Diante de dificuldades "corriqueiras" sentenciam que "não querem brincar mais".
  Vão atrás de "drogas" legais ou ilegais.














.

Nenhum comentário: