sábado, 11 de novembro de 2023

Meu Guri

 




  Não confundo beleza com personalidade.

  Uma moça bonita não é sinônimo de "bom caráter".
  A moça pode ter rosto angelical, corpo agradável aos olhos, mas enquanto pessoa ser o "cão chupando manga" 😏

  Com pensamentos é a mesma coisa.
  Posso achar um pensamento extremamente bonito ao mesmo tempo que não gosto da sua "personalidade", da ideia que passa.

  Um exemplo que vem a minha mente é uma pintura, quadro de guerra.
  Posso admirar a habilidade do artista, mas evidentemente que não gosto de guerras.



  Aprecio a musica Meu Guri.
  Os arranjos, a harmonia da melodia, me encantam.
  Chico Buarque não é um grande cantor, mas gosto da voz dele.

  A letra "poeticamente" é linda, mas a "personalidade", a mensagem que passa eu ... detesto.

  Vamos analisar, sob a minha ótica.
  O que exatamente o autor quis dizer, só perguntando para ele, não tenho acesso a isso.

                                            


  Quando, seu moço, nasceu meu rebento

  Não era o momento dele rebentar

  Já foi nascendo com cara de fome

  E eu não tinha nem nome pra lhe dar

  Como fui levando, não sei lhe explicar

  Fui assim levando ele a me levar

  E na sua meninice ele um dia me disse

  Que chegava lá

  Olha aí, ai o meu guri, olha aí

  Olha aí, é o meu guri


 

  Não tinha nem nome para lhe dar?

  Deduzo que foi "mãe solo".



  Fui assim levando ele a me levar?

  Infância difícil, muito pobre, problemas na estrutura familiar.


                                             


  E ele chega

  Chega suado e veloz do batente

  E traz sempre um presente pra me encabular

  Tanta corrente de ouro, seu moço

  Que haja pescoço pra enfiar

  Me trouxe uma bolsa já com tudo dentro

  Chave, caderneta, terço e patuá

  Um lenço e uma penca de documentos

  Pra finalmente eu me identificar, olha aí

  Olha aí, ai o meu guri, olha aí

  Olha aí, é o meu guri


 

   Essa mãe precisa ter graves problemas mentais para não perceber que seu filho é ladrão.
  É o que escrevo em tantos textos.
  Bandidos parecem não fazer parte do povo!!
  São "alienígenas" como políticos, militares, ricos, lideres religiosos ...
  O "povo inocente" é vitima de todos esses grupos, acredite quem quiser ...

                                          


E ele chega

Chega no morro com o carregamento

Pulseira, cimento, relógio, pneu, gravador

Rezo até ele chegar cá no alto

Essa onda de assaltos tá um horror

Eu consolo ele, ele me consola

Boto ele no colo pra ele me ninar

De repente acordo, olho pro lado

E o danado já foi trabalhar, olha aí

Olha aí, ai o meu guri, olha aí

Olha aí, é o meu guri

E ele chega


 

   É bem assim, os familiares e amigos sabem das atividades criminosas, mas tratam como se fosse um trabalho "honesto" qualquer.
  Já conheci algumas namoradas de marginais, não soube de nenhuma que não sabia o que o parceiro fazia para conseguir dinheiro.
  Parece que algumas são até atraídas por esse tipo de homem.

                                          


  Chega estampado, manchete, retrato

  Com venda nos olhos, legenda e as iniciais

  Eu não entendo essa gente, seu moço

  Fazendo alvoroço demais

  O guri no mato, acho que tá rindo

  Acho que tá lindo de papo pro are

  Desde o começo, eu não disse, seu moço

  Ele disse que chegava lá

  Olha aí, olha aí

  Olha aí, ai o meu guri, olha aí

  Olha aí, é o meu guri


  Meu Guri - Chico Buarque ♫♫♫♫


 

   Quando prende o rapaz ou é morto em confronto com policiais adivinhem de quem é a culpa?

  É como se o bandido tivesse direito de matar, roubar, e a sociedade tem obrigação de ser extremamente tolerante, não deve fazer alvoroço...

Odeio Odiar Chico

      


 Teste Brasil

         

✧✧✧


Nenhum comentário: