segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Memes e Filosofia

 


   Na maior parte do tempo escrevo para as criaturas ... iguais a mim.
    Link










    

    Eu não consigo enxergar o propósito da mensagem de Amely de Souza, não vejo como a dica dela pode ser aproveitada para melhorar a vida em sociedade.

  Para mim, parece mais protesto do que a busca por alcançar um objetivo.

  Muitas mensagens empurram o leitor à desinformação.

 

  Lamentavelmente, eu sei que existem pessoas mais pobres do que eu, não tenho como ajudá-las.

  Uma pequena quantia do que ganho, passo para a paróquia, mas não sei exatamente o que o padre faz com o dinheiro.

  Em teoria, muito do que eu ganho vai para os deputados e senadores, na prática não tenho como comprovar isso.  

  Enfim, como eu não sei o que o padre, o senador e deputado fazem com o dinheiro e como existe mais pobres no Brasil, eu presumo que eu não ajudo em nada a acabar com o problema da pobreza no Brasil.

  Ao invés de usar o Facebook para protestar contra a pobreza, muito mais interessante é o autor explicar como ele consegue arranjar tanto dinheiro para pagar a eletricidade, a internet, para publicar a mensagem na rede.  

  Isso sim ajudaria os mais pobres.

  No meu caso, os meus patrões descontaram a previdência quando estava empregado até 1999, depois disso recolhi a previdência por conta própria, e depois de 35 anos de contribuição, eu tive o privilégio de receber a minha previdência de volta.

  Foi um ótimo negócio, eu só paguei um salário por ano, agora eu recebo um salário por mês.

   E assim consigo pagar a eletricidade e a Claro, e publicar as minhas mensagens no Facebook.

  (Frank Hosaka)

 

  Esse “pra mim” foi um dos melhores comentários do Frank de todos os tempos.

  A intenção de alguns memes (em geral) são muito boas.
  Mas o efeito prático é que acaba estimulando raiva. 
  Provoca revolta desproporcional a realidade.

  De repente aquele pai e mãe responsáveis que se preocupam com a condição sócio econômica do filho são pessoas a serem execradas!
  Malditos "cidadãos de bem".
  
  Ficar "rico" é para poucos, mas o numero de ricos subiu bastante no mundo.
  Empiricamente, nascer pobre e ficar rico é difícil, mas não algo definitivamente impossível.

  Ar condicionado é um equipamento bem acessível.
  Pobre pode comprar.
  O problema é que consome bastante energia elétrica.
  Sou pobre e ainda não tenho por conta disso.
  Mas o aumento de 50% na minha conta de eletricidade não é algo que vai me levar a falência.
  Caso a temperatura fique alta, com o aquecimento global, o jeito vai ser adquirir um e pagar o preço do conforto.

  "Sombra e agua fresca" é o mínimo que os pais devem se preocupar em proporcionar para os filhos.
  Vamos considerar isso como ter um lugar para morar e acesso a coisas como saneamento básico, água e eletricidade ... a infraestrutura de um bairro urbanizado.




   Vejam que o que chamam de minha "ideia fixa" é algo perfeitamente lógico, sensato.

  Tudo começa no planejamento familiar.

  Claro que existe a "fraternidade, caridade" e as "ações do governo".
  Mas se ignoramos a raiz do problema ... vira um enxugar gelo.
  Por mais programas sociais e obras de caridade que aconteçam na sociedade, se uma parcela significativa da população pratica a paternidade irresponsável ... miséria, extrema pobreza serão uma constante.






  Outra questão são os memes.

 Tal qual o Frank, eu percebi há muito tempo as mensagens que eles passam e como fixam na mente das pessoas.
  Daí eu colocava um comentário chamando para realidade, fazendo ponderações.
  Mas o comentário sumia no meio de outros.

  Minha solução lógica foi vincular meu comentário ao próprio meme.
  Comprei até um computador novo (mais potente) e baixei programas específicos para esse propósito.
  Daí falam que eu roubo imagens, que pratico "desonestidade intelectual"...😏

  Eu entendi que é um tipo de "guerra ideológica".

  Traçando um paralelo:

  Se a Venezuela vai buscar reforço do exército russo.
  Sou tipo a Guiana que busca auxilio do Estados Unidos.

  Eu que não vou enfrentar com estilingues sujeitos armados com metralhadoras.


Nenhum comentário: