sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Segurança


  Segundo relatos confiáveis, uma paciente internada queria por algum motivo sair do hospital, "dar um rolê".
  A enfermagem negou a autorização, a paciente fez o maior barraco na enfermaria.
  Chegou a jogar o telefone de ramais no chão.
  Desceu, estourou uma porta mais frágil, foi embora e voltou quando quis.
 
(A mãe da paciente estava presente na enfermaria e nem esboçou reação, talvez medo, sabe a filha que tem.)
Novembro - 2019

 


  Pacientes internados querendo sair do hospital não é uma ocorrência rara.
  O que me provocou a escrever esse texto foi o comentário indignado da irmã no outro dia.

😡 “Aqui não tem segurança!?
       Porque deixaram minha irmã sair!?”

  Eu não disse nada até porque a pergunta não foi dirigida a mim, apenas estava próximo.

  Pensei.
  Na nossa estranha cultura brasileira o segurança não pode encostar nem a mão, como iria deter a paciente fugitiva!?
  Dialogar, a equipe de enfermagem já havia feito.

    Meu colega Felipe explicou que ele fechou a porta de saída, mas ela arrombou a porta de entrada que já estava fechada, era final de expediente.

   A moça disse outra coisa que me provocou:

😒 "Minha irmã é fogo, ninguém pode com ela".

  Conheci a paciente, era atlética, mas não seria páreo pra mim por exemplo.
  Entraria na frente dela, se forçasse a passagem eu daria um empurrão.
  Se tentasse me dar um tapa eu dava outro.
  Se insistisse na postura agressiva a imobilizaria com uma gravata até ficar calminha.

  A irmã dela NÃO é "fogo".
  Apenas sabe que:

A palavra ORDEM em nossa bandeira é só poesia.

 

  Duvido que se a moça soubesse que encontraria resistência de fato iria quebrando tudo no hospital.
  Hospital não é prisão, quer sair, siga os procedimentos corretos (assine a papelada) e vai com Deus.
  O que não falta é doente para ocupar o leito.

  E se a palavra Ordem em nossa bandeira não fosse só poesia?

  A primeira coisa que me vem à mente é que seguranças poderiam atuar como seguranças.

  Todo lugar tem normas, fora aquelas regras básicas de civilidade como não cortar fila, não destruir patrimônio, respeito ao próximo...
  Quem fizer algo indevido a primeira providência é o diálogo, se for necessário a ação física do segurança ... que ela ocorra.

  SOU CONTRA EXCESSOS.

  Hoje em dia câmeras estão bem acessíveis.
  O ambiente deve estar sendo monitorado e gravado.
  Se o segurança usou apenas a força necessária para manter a ordem, fazer valer a norma, não cabe nenhum tipo de punição, é o trabalho dele.

  Depois que ocorre uma briga a única coisa que destacam são os hematomas na suposta vítima.
  O cidadão estava lá calmo e tranquilo e de repente o troglodita segurança o atacou gratuitamente ... acredite quem quiser...

  Se o segurança levar a pior e apanhar ... tudo bem.
  Apanhar e ser ofendido pode, só não pode revidar!


  Ai de mim, ai de mim!
 😟
 (Só gemidos de dor podem expressar certas coisas que sinto.)


 

   Os que menos colaboram com a segurança são os mesmos que mais exigem segurança.
  [William Robson]
 
Ordem e Progresso Como!?

 

  



.

Nenhum comentário: