sexta-feira, 14 de maio de 2021

Mensagem Subliminar

        


                                 


                  

 





 


 
"Mensagens subliminares são aquelas que os sentidos humanos não conseguem perceber de forma consciente, assim, a mensagem atinge outra parte do cérebro humano subconsciente.
  O termo foi inventado por James Vicary, um especialista em marketing americano, no ano de 1957."


  Isso acontece desde sempre, um dia alguém decidiu dar um nome a alguma coisa e o termo popularizou.
  Nosso cérebro faz associações.
  
  Tem uma técnica de sugestão subliminar que é "antiética" dando má fama a essa ocorrência.
  Resumidamente.
  Colocam imagens no meio do filme com alguma marca ou sugestão.
  A foto passa muito rápida, não percebemos conscientemente que ela esta ali, mas a sugestão fica.
  Se a imagem diz "tome Coca-Cola", esse pensamento fica na sua mente.
  Imagine em um filme de 1hora e meia (novela, programa, comerciais) alguma mensagem "piscando" em sua mente milhares de vezes.
  Sugerindo votar em alguém, ou demonizando um candidato.
  Sugerindo comprar uma marca, ou demonizando a concorrente.

  Longe das câmeras, mensagem subliminar na nossa vida cotidiana é algo que ficou gravado em nossa mente pela repetição ou por ter marcado de alguma maneira.
  Quando sentimos o cheiro característico do café além de pensar na bebida associamos ao habito familiar, comigo é pão e margarina.
  Conheço colegas fumantes que pensam em cigarro.
  A mesma informação subliminar pode ter efeitos diferentes.


  Vamos analisar a postagem no Face.

  "Não adianta explicar quando o outro esta decidido a não entender."

  Essa frase é famosa, conhecida por qualquer um que se interessa por filosofia ou frases bonitas.
  Entendo o pensamento, mas o que mais encontro é aquele sujeito que "entende muito bem a explicação" ele simplesmente "não aceita".
  Essa frase é filosoficamente mais eficiente se voltada para nós mesmos.

  Se encontrou um argumento que faz mais sentido que o seu ... aceite.

  A frase não tem autor conhecido, se sobreposta a imagem de qualquer um nossa mente faz a associação que a pessoa da imagem falou.
  O desenho do professor é muito parecido com a imagem que temos de Paulo Freire "o educador".

  Veja que a postagem parece isenta, mas traz mensagens subliminares.
  Fica aquela sugestão na nossa mente:

  "Não adianta explicar Paulo Freire para quem esta decidido a não entende-lo".

 Com certeza Paulo esta certo, o problema é você que não quer entender?

  Da minha parte sempre quero entender qualquer explicação sobre qualquer coisa.
  Se os argumentos não são convincentes ... porque devo fingir que entendi ou concordo!?

  Isso serve para qualquer pensamento ou pensador, conhecido ou desconhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário