quarta-feira, 31 de maio de 2023

Censurado Safado

 

 

 Mulher - "Preto safado!"

 
 Pedro- "Ouviu o que ela falou?
              Você pode processar."
 
 William - Acha mesmo que vou perder meu tempo com isso.
               Eu sou preto, sobre ser safado é a opinião dela.

 

       

  Lidar com o público é complicado.
  Para entrar no hospital a pessoa precisa apresentar o agendamento da consulta.
  Caso não tenha o documento precisa ir até o computador para ser verificado local, data, horário.
  Sempre tem os “que se acham” e querem simplesmente ir entrando.

  Geralmente pacientes que já são tratados há algum tempo e querem privilégios por serem grandes consumidores do dinheiro dos impostos … não me perguntem porque, não consigo entender.
  (Claro que estar doente não é por vontade deles, mas nem pela minha ou sua!)


  Alguns são grosseiros, minha “safadeza” é devolver na mesma moeda.
  Não olho a cor da pele, o tipo de roupa, o "título" da pessoa … passou de um certo limite … minha safadeza acontece.

  A falta de educação, a falta de civilidade me incomoda; ser chamado de preto, negro, “mulato” não.

  Na minha certidão de nascimento está escrito pardo.
  O recém nascido nem sempre tem uma cor bem definida.
  Minha mãe tinha a pele mais clara, meu pai mais escura, colocaram “pardo” que seria um mestiço.
  Não vejo nada de ofensivo nisso, é bastante lógico.

  Com o passar do tempo puxei mais meu pai.
  Meu irmão e irmãs são efetivamente o que podemos chamar de pardos.
  Eu sou negro mesmo.
  Porém, por não ter a pele muito escura (o preto de fato) fui muito chamado de mulato.
  Nunca me incomodou, acho até uma palavra “bonita”, com boa sonoridade se comparado com pardo.
  Na minha certidão poderia estar mulato, sem problemas.



  Na minha infância ouvia falar muito das “Mulatas do Sargentelli”, se referia a mulheres sambistas  bonitas, com muito prestígio.

   

  Origem da Palavra:

 

  Existem duas teorias para a origem da palavra mulato: a latina e a árabe.

 

  Latina: o termo 'mulato' adota o prefixo de mula (mulus, em latim).

   A mula é resultado do cruzamento do cavalo com a jumenta ou do jumento com a égua.

 Por analogia, no século XVI, teria surgido o termo "mulato", que remete à ideia de "híbrido" (descendente de pessoas brancas e negras).

 

  Árabe: o termo mulato provém do árabe mowallad ("aquele que é nascido de pai árabe e de mãe estrangeira, ou de pai escravo e de mãe livre").

  Também remete à ideia de filho nascido de pais de etnias diferentes.

 

 (Wikipédia)


 

  

  Ou seja, desde a origem a palavra se refere simplesmente a uma “mestiçagem”.
  No passado os povos “se achavam” 😏, não queriam se misturar, seja com outra raça, etnia ou simplesmente “estrangeiro”.

  Hoje em dia, alguém se envergonhar de ser “mestiço” desafia qualquer lógica.
  Com o avanço dos meios de transportes, o relacionamento sexual entre povos se intensificou exponencialmente.
  Uma grande suruba global😏.

  Minha esposa tem descendência italiana.
  Minha mãe tinha descendência espanhola.
  Meu pai descendência africana.
  Minhas filhas e 99% da população brasileira estão longe de ser algum tipo de “raça pura”.

  Se você é alguém que "se acha" raça pura e considera isso muito importante … bom pra você.
  Eu não dou a mínima.
  Me tratando com civilidade, educação, ficamos todos numa boa.
  Amém?


    

  Alguém em algum desses programas televisivos que não assisto disse que não aceitava ser chamado de negro.
   Segundo ele, a origem da palavra é do grego e significava "inimigo"...
 
  Repense

 

  



    

  😒“William, porque tem pouco índio?”

          (Comentarista) 
 
 
   A maioria foi desistindo da vida primitiva e se integrando à modernidade.
   Na escola tinha um termo para isso: Mameluco.
 
   Link
 

  



Nota: O titulo da meditação era para ser Mulato Safado, mas já fui suspenso por usar palavras proibidas.





   

 



.

Nenhum comentário: