quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Amenização do Problema

 


  Sempre que identifico um problema, uma ineficiência, tento pensar em uma solução.
  De preferência que esteja ao meu alcance.
  Nas situações cotidianas isso é bem comum.

  Em questões mais amplas penso em soluções mesmo que estejam muito além da minha possibilidade de ação.
  Exemplo prático.
  O que posso eu William Robson fazer com relação a guerra na Ucrânia?
  Em termos práticos, absolutamente nada.
  Largar minha vida aqui para me voluntariar para combater lá seria insanidade.

 
Enquanto pensador defendo que o “Ocidente” continue apoiando fortemente os ucranianos.

  É a “ação” que apoio para o problema.

  A Internet é um passa tempo pra mim, então não ligo de ter contato com pessoas que só reclamam.
  Não apresentam ideias e detonam qualquer uma que surja em busca de alguma “amenização do problema”.
 
(Soluções definitivas para qualquer coisa são raras, as situações mudam, as prioridades também.)
  Na minha convivência diária prefiro manter distancia de pessoas que só reclamam.😏

  Dito isso...

  O STF (Judiciário) está com um poder absurdo que subjuga os poderes Executivo e Legislativo.

  São 11 indivíduos que não foram eleitos por ninguém decidindo os rumos da nação.

  Dão aquela falsa impressão de “democracia”.
  Executivo e Legislativo “são livres” para ... concordar com o STF.
   Explico.
   Se o Presidente e seus ministros fazem o que está de acordo com a vontade predominante no STF, tudo bem.
   Se no Congresso são aprovadas leis de acordo com a vontade predominante no STF, tudo bem.

 
Se a lei ou decisão não for da vontade predominante no STF, executivo e legislativo são ignorados.

  O problema está aí, pensemos em soluções.

  Individualmente ninguém pode fazer nada contra Ministros do STF que se acham os supremos donos da verdade.

  Devemos pressionar e apoiar nossos representantes eleitos no Executivo e Legislativo para que haja realmente um equilíbrio de poderes.
  Do jeito que está é triste continuar.
  O STF decide e coitado de quem ousar desafiar os “deuses da sabedoria”.


 

 

   Você tem se deparado com pessoas que para cada solução apresentada sempre arrumam outro problema “só para travar" a solução?

 

  Minha ideia não é abordar o tema sobre pessoas que tem apenas uma visão pessimista ou que não conseguem ver um futuro sem considerar os fatores que podem impactar na solução. 

  Esse modo de pensar eu acredito que seja importante para colocar o grupo com os pés no chão. 

  Estou falando de indivíduos que resumem sua atuação diária na vida particular e no trabalho com frases que sempre contém um:

 

   “Não dá” – “Não tem jeito” – “É impossível” – “Não conheço ou não tenho informação” – “Ninguém faz assim”

 

  E por ai seguem as lamúrias e justificativas para não se envolver completamente na busca da solução.

  Se envolver completamente é dedicar um momento a estudar o tema e pensar qual seria então a melhor solução para a questão.

 

   Se você está no grupo que sempre apresenta as soluções, ouça o outro grupo e melhore suas soluções, ponderando com os pontos apresentados por pessoas que ainda não estão convencidas que a solução a ser aplicada é a melhor.

  Convide para que elas compartilhem uma nova solução, não apenas um novo problema.

 

  Agora se você está no grupo que sempre coloca mais problema em cada solução eu gostaria de propor uma nova visão. 

  Tente ser parte da solução, não só apresentar problemas.


  Anos atrás, quando comecei a trabalhar recebi uma pequena regra de ouro do dono da empresa: 



     

 “Toda vez que me trouxer um problema, traga junto uma solução. 

   Assim teremos a minha solução, a sua solução e uma terceira que poderá surgir da união das nossas soluções”.

   


 


Rodrigo Vieira - 08 dez 2016

 


 

 






  









Nenhum comentário: