sexta-feira, 14 de junho de 2024

Ambiente Acadêmico

 
 


 


   😒"Não vou perder meu tempo discutindo com você porque não tem formação."

   (Comentarista)

 

 

 

  Cursei administração na PUC.
  No quarto ano surgiu uma oportunidade de ir para Itália por um mês.
  O objetivo era aprender a operar algumas maquinas que seriam importadas e conhecer a linha de produção de armações de metal.
  Tive que trancar a matricula na Faculdade.
  Depois, por uma série de complicações, não consegui voltar.

  Há pessoas que tem a ilusão que basta concluir a faculdade para empresas correrem para te oferecer ótimos empregos😏.
  Claro que nunca tive essa ilusão.
  Minha melhor chance na vida era me dedicar a empresa que eu estava, a faculdade inclusive foi para tentar ser ainda mais útil, eficiente na empresa.

  Confesso que o curso foi uma decepção.
  Não consigo lembrar nenhuma matéria que eu possa dizer "essa foi útil".
  Aprendi mais na pratica do dia a dia na empresa e como assinante da Revista Exame.
  A única coisa que destaco como útil foi conhecer o ambiente acadêmico.
  Claro, o custo beneficio não compensou.

  Quem nunca cursou faculdade acredita que é um ambiente de pessoas muito inteligentes, principalmente os professores.
  Eu diria que há pessoas disciplinadas com os estudos, não muito mais que isso.
   São boas para decorar textos e fazer provas.
   Não detectei nenhuma inteligência acima da média.

   A revolta do comentarista foi com esse texto que escrevi:

  Para ele eu só poderia falar desse assunto se tivesse formação na área.
  Decorasse sem questionar o que os professores me passassem.

   Eu não me limitava a cursar administração.
   Trocava ideias com estudantes de outros cursos.
   As salas de aulas eram aquelas de auditório, você podia entrar e assistir uma aula qualquer.
   Evidente que seu nome não estaria na lista de presença em um curso que não estava matriculado.

  As matérias da área de humanas são basicamente falação e leitura de livros.
  O professor vai passando a matéria, tira uma ou outra duvida, por vezes nem atua efetivamente na área.
  No meu curso de administração de empresas, muitos professores nunca tinham administrado uma.
  Foram funcionários, mas nunca participaram da "cúpula", a maior experiencia era como professores mesmo.
  Dois dos meus professores eram padres.
  Muita teoria, nenhuma pratica.

  Eu participava da cúpula, era uma empresa pequena, mas dificilmente tinha uma reunião que eu não era convocado.

  Não pensem que é só na área de humanas que a falação e leitura de livros predomina.
  Vejam o curso de medicina ou engenharia.
  Até você chegar em atividades praticas demora.

  Quer uma prova?

  Vira e mexe vemos noticias de falsos médicos.
  Eles leem bastante, ninguém é proibido de comprar um livro de medicina.
  Se o individuo com documentos falsos consegue emprego ... vai praticando nas pessoas tal qual faz um residente do curso de medicina.
  Se tiver conhecimento de enfermagem, é difícil ser descoberto.
  Se o cidadão tem talento pra coisa pode ser até melhor que um médico formado.
  É o caso daquele mestre de obras que entende mais que alguns engenheiros.
  Se conseguisse documentos falsos, seria difícil descobrir.

  Lembrei de uma série em que o cara era ótimo advogado, não tinha diploma.
  Isso não é difícil.
  O cidadão conhece bem o código penal, é inteligente, pega as "manhas", derrota muitos formados.

  Vejam o caso da Bíblia.
  Muita gente já esfregou (metaforicamente) o diploma de Teologia na minha cara.
  Na hora do debate, não passa do segundo round...😏

  Enfim.
  Se você gosta de Filosofia, por exemplo, é só começar a ler.
  Fui em algumas aulas de filosofia, não tem debate.
  O professor basicamente expõe biografias de filósofos e um certo "consenso acadêmico" que ai de quem discordar.

  Simone de Beauvoir é idolatrada no meio acadêmico.
  Não gosto das opiniões dela, nunca poderia ser critico das suas ideias na faculdade e querer tirar notas boas...





✧✧✧

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário