quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Atavismo


  👨 “A rotina de preces é um meio para a reorientação da nossa vontade mais sistemática, e do nosso impulso mais atávico, em direção ao que é certo.”
 [E-mail]

  ATAVISMO: (do latim atavus, "ancestral") é o reaparecimento de uma certa característica no organismo depois de várias gerações de ausência.
  Decorre da não expressão de um gene em uma ou mais gerações de indivíduos.
  O termo é usado correntemente para referir-se a semelhanças físicas e/ou psicológicas entre seres e seus ancestrais mais distantes.
   Culturalmente, usa-se o termo para fazer referência à recuperação de atitudes ou tradições ancestrais que teriam permanecido latentes durante longo período. 
[Wikipédia] 



  Temos uma “herança ancestral” de fazer o que é “errado” e a prece vem nos reorientar a fazer o que é “certo” !?
  Sei lá!
  Eu nunca orei para não roubar, não matar, não estuprar, para não desejar o mal as pessoas.
  Nas minhas orações eu pedia justamente para que nenhum mal me acontecesse, pedia por proteção, a prece em nenhum momento que me lembro evitou a monstruosidade em mim, porque minha monstruosidade nunca foi algo a ser sufocada.
  Não falo só por mim.
  Observo que a grande maioria das pessoas não saem por aí fazendo o mal gratuitamente
  Faz tempo que não oro e não tenho o menor desejo de matar, roubar ou fazer algum mal as pessoas.
  Biblicamente meu antepassado remoto seria Adão e tirando a questionável desobediência não consta que tenha sido uma pessoa com inclinações para o mal.
  Cientificamente nossos antepassados, os “homens da caverna” dispunham de bem menos tecnologia então necessitavam do maior uso da força física, mas daí a dizer que eles eram naturalmente maus [faziam o errado] é viajar muito na maionese.

  Logo, essa HERANÇA ANCESTRAL que prega que temos um impulso natural a fazer o que é errado não faz sentido para mim, não tem lógica.

  Dizer que a prece nos leva a fazer o que é certo…não sei nem o que comentar.
  O que é errado?
  Querer viver em uma caverna mais confortável?
  Transar?
  Desenvolver uma machadinha com pedra lascada?   
  Defender seu território de invasores?
  Não querer ser morto?
   





.


Nenhum comentário: