sábado, 2 de novembro de 2013

Auto Realização

  “O homem não é um animal solitário, enquanto perdurar a vida em sociedade, a realização de si mesmo não pode ser o supremo princípio ético.”
 [Bertrand Russel]

  Esse é mais um texto sobre a impossibilidade de sermos felizes.
  Devemos “colecionar” bons momentos, agir de forma que eles aconteçam, sem a ilusão que vão durar muito ou para sempre.

“O homem não é um animal solitário.”

  Imagine que todas as pessoas do mundo desapareçam nesse instante, só reste você.
  De certo o sentimento será de pavor.
  Em pouquíssimo tempo sua maior alegria seria encontrar outro ser humano, mesmo aquela pessoa mais irritante que conhecesse.

  Logo, sem conviver com outras pessoas não tem como sermos felizes.

  E convivendo com pessoas como elas deveriam ser para nos sentirmos “plenamente satisfeitos”?

  Vejam meu caso.
  Para eu ser feliz teoricamente minhas filhas tem que ser exatamente como eu quero que elas sejam, minha esposa tem que ser exatamente como eu quero que ela seja, o trabalho, os amigos, as notícias, tudo tem que ser como eu idealizo.
  No trabalho o patrão teria que dar a empresa para mim, pois não vejo outra maneira da empresa ser tudo que eu espero dela.
  De posse da empresa isso não seria suficiente, todos os funcionários devem trabalhar da exata maneira como eu quero, até as empresas concorrentes não deveriam tentar me tirar da liderança de mercado... isso atrapalharia minha “felicidade”.

  Não vou me estender sobre isso, pois acredito que todos já entenderam e para quem ainda não entendeu nenhuma explicação será suficiente.

  Teoricamente para um humano ser feliz todos os outros tem que viver em função dele.
  Esses outros naturalmente serão infelizes porque as necessidade de um único humano está acima de todos os outros.
  Essa é uma situação extremamente propicia para revoltas e questionamentos.
  Reis e imperadores conseguiam a idolatria de muitos, mas em geral se mantinham pela força, “o exército era com eles”.

   “A realização de si mesmo não pode ser o supremo princípio ético.”

  Por vezes é preciso flexibilizar seus sonhos para que a solidão não chegue junto com sua “auto realização”.

  








.

3 comentários:

NIHIL METILENE disse...

A essa altura o senhor talvez já não pensa assim.
Eu não acho que para eu ser feliz tudo e todos tem que andar "no meu passo".
Mas eu preciso ter autonomia; poder cuidar direito de mim; estar numa sociedade onde as pessoas não sofram muito e trabalhar numa profissão compatível com minhas possibilidades.
É necessário saber o que nos "realiza edpiritualmente" e tentar trabalhar nisso ou ter a prática como passatempo.
O objetivo da felicidade passa pelo caminho da "não-infelicidade".
Muitos se esforçam para não ser infelizes e apenas nisso já sentem alguma satisfação.

Há outros que se autosabotam - e também não são poucos.
Todavia mesmo esses prefeririam poder procurar o melhor para si.
Talvez a "felicidade" é uma casa grande com pouca gente.
Mas a busca por ela é solidária.

William Robson Anakin disse...

Então está feliz com o Governo Bolsonaro?

william robson solo disse...

basicamente cofirmaste tudo o que eu sempre disse sobre a tua postura "ditatorial", "totalitaria", pouco ou nada democratica, completamente ausente de "Liberalismo" que aceita "os outros como são....

e de certeza absoluta, que no desregulanço mental que a tua cabeça ostenta ter.... mesmo que todas essas situações fossem tão "perfeitas" como a tua paranoia exige para seres "feliz".... ias continuar a ver monstros debaixo da cama, iguaizinhos a todos os que alimentas....
as tuas filhas "iam deixar de gostar de ti" (consequencia natural de alguem que não pode ser "ela" e tem que ser forçada pla força a um regime ditatorial...
a tua mulher ia arranjar outro homem que a respeitasse mais como SER, em vez de ter que ser apenas uma "maquina" á medida dos teus sonhos egoistas.....

quanto ao homem ser ou deixar de ser "solitario" são escolhas!....

conheço montes de gente que prefere viver "sozinh@" sem grandes contactos com pessoas doentes da cabeça, do que na companhia delas porque lhes venderam a ideia de que "tem que ser" :D

mas tu não sabes o que é isso de "escolhas" né?.... sempre foste um canito obediente que fez o que lhe disseram que tinha que ser feito e chamas a isso "ajuizado" :D né? depois claro que isso resulta nessas duvidas todas, incertezas e medos irracionais!