sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Sucesso e Sorte

 

 “A sorte não existe. 
  Aquilo a que chamas sorte é o cuidado com os pormenores.”
 (Winston Churchill)

  Será?

  

  “Ela tem talento pra caramba.
     (Mart'nália, filha de Martinho)
    Mas eu conheço tanta gente que tem talento e não tem sorte…
    Por isso, eu acho que o cara que pensa mesmo em ser artista está ferrado, porque pouca gente consegue fazer sucesso.
  São pouquíssimos os que conseguem fazer uma carreira por muito tempo.
  Igual a mim, é raríssimo.”



  Sou mais Martinho da Vila.
  Na minha vida observei o mesmo que Martinho, foi o que me fez parar de ler livros de autoajuda.
  Não estou falando para evitarem esse tipo de literatura, considero até bastante útil, apenas cheguei à conclusão que para ter sucesso precisamos de SORTE, talento e força de vontade raramente bastam.

  Querer ser musico e nascer filho do Martinho da Vila já é uma sorte.
  Primeiro por ter algum capital para estudar em boas escolas.
  Segundo pelo nome famoso abrir portas/oportunidades.

  Como não escolhemos em qual família nascer acredito que todos concordamos que é uma questão de sorte.

  Se eu nascesse filho de uma escritora famosa de certo minhas oportunidades de entrar no mercado editorial seriam bem maiores.
  Mas não é só isso, “sorte de berço”.
  Tem a “sorte do acaso”.
  Já escrevi milhares de textos alguém influente por acaso poderia gostar do que escrevo e me promover.
  Esse tipo de coisa já aconteceu com várias pessoas.
  Modéstia à parte, já escrevi alguns textos antológicos, textos que ao reler o arquivo eu penso:
   Caraca que coisa maravilhosa!

   Paulo Coelho tem talento para escrever, mas será que ele é tão melhor que eu?


   “Não existe nada de completamente errado no mundo, mesmo um relógio parado, consegue estar certo duas vezes por dia”.
  (Paulo Coelho)


  Alguns colegas já me falaram de como esse pensamento é BONITO.
  A frase tem seu charme, mas filosoficamente é rasa.
  O dia tem 86.400 segundos, estar certo apenas em dois míseros segundos não é algo muito animador.

  Podemos divagar também que mesmo aquela ideia ruim pode ter algo aproveitável.
  Quantas descobertas científicas acorreram por linhas tortas, o objetivo era um e aconteceu outro?

  Porem do jeito que Paulo escreveu fica um incentivo para que nos agarremos as poucas situações em que estamos certos deixando em segundo plano as que somos deficientes.
  Paulo parece tentar elevar a autoestima, mas quem consegue sentir alguma valorização por estar na maior parte do tempo fora da realidade, estar errado!?
  Um relógio quebrado é ... um relógio quebrado, precisa ser consertado.

  Se nos sobrar algum tempo claro que devemos analisar a fundo a proposta daquele colega de trabalho doidão, mas é mais eficiente dedicarmos a maior parte de nosso tempo para aquele colega de trabalho que traz com frequência boas ideias, boas soluções.

    A vida não é exata, seguir a lógica não nos garantirá o sucesso, mas nos trará a EFICIÊNCIA que já é algo fabuloso.

  E o sucesso?
  O sucesso depende da sorte, como conseguir ter sorte é um grande mistério.

  Se esforce para ser eficiente e ...➥ BOA SORTE!

  







.