sexta-feira, 6 de junho de 2014

Nós Podemos

 


 




“Seja você um felizardo Daniel, um cristão descartável ou uma criatura, procure planejar bem sua vida é o melhor que tem a fazer, é o possível de ser feito, porque o destino…a Deus pertence e não temos como controlar a sua vontade, não temos como controlar individualmente as interferências.”


Sobre Destino - Link        


 

 


   O povo de Israel em certa época estava achando pouco eficiente serem comandados por um conselho de anciãos chamados juízes.

  Decisões urgentes estavam muito demoradas e como no passado os povos viviam em guerra, sempre temendo uma invasão do povo vizinho, era necessário ter alguém que desse respostas rápidas, as ações menos urgentes poderiam continuar a serem discutidas pelos juízes, eles seriam conselheiros de um rei.

  Os juízes encabeçados por Samuel não gostaram desse pedido do povo de ter um Rei. 
  Samuel consultou o próprio Deus que também desaprovou a ideia, ficou até um tanto irado.

  Acontece que boa parte do povo estava COLETIVAMENTE unido nesta proposta, Israel estava perdendo espaço justamente para povos que tinham um Rei, tinham um Líder.
  A pressão do povo por um Rei foi tão grande que Deus orientou Samuel a escolher um qualquer para ser Rei.
  O plano de Deus era que o reinado fosse um total fracasso, o povo se arrependesse do pedido e humilhados implorariam a Deus que fosse lhes tirado o Rei.
   Implorariam para  que tudo voltasse a ser como antes, reconhecendo o valor de Samuel e dos juízes.
  
   O “qualquer” escolhido foi Saul e para surpresa de Deus e Samuel Israel passou a funcionar muito melhor, Saul se mostrou um bom monarca.
  O propósito de Deus e Samuel do povo ficar arrependido não se realizou.

  O resto da história todos (que leram a Bíblia) conhecem, Deus viu que o povo tinha razão, mas teimosamente não quis dar o braço totalmente a torcer, quis porque quis tirar Saul e colocar Davi no lugar.


  Poucas passagens Bíblicas me comoveram tanto quanto a história de Saul, mas não é sobre isso que quero falar agora.

  Durante anos procurei por uma maneira de neutralizar más influências, até agora a melhor resposta é que individualmente é impossível.
  Se você é um escolhido já nasce com boa estrela é um protegido, se não teve esta sorte sua única esperança é agir no coletivo ... influenciar para que mais pessoas peçam a mesma coisa que você.

  Só uma pessoa pedindo Rei para Israel, não iria acontecer nada, mas varias ... 

  Deus, a espiritualidade, as interferências ou sei lá o quê... podem ser influenciadas se muitas pessoas mantiverem um firme propósito.

  Há uma sugestão bíblica quando Jesus diz que onde estiverem 3 reunidos em seu nome ali estará.
  Não acredito que apenas 3 bastem, mas também depende de quem são esses 3 reunidos.
  Para nós criaturas é preciso uma folgada MAIORIA e muita gente, mas para escolhidos poucos podem fazer a diferença. 

  Penso que descobri como essa nossa capacidade de influenciar a VONTADE de Deus se processa, mas nem tenho como explicar, é uma Filosofia altamente complexa, um segredo que dificilmente nos será revelado em vida, talvez após a morte biológica.

  O fato é que se a maioria de nós tivermos o firme propósito de diminuirmos a corrupção (só um exemplo, poderia ser a fome ou as guerras) e agirmos de acordo com esse propósito Deus “cederá” ao nosso pedido.
  Sei que você dirá que Deus reprova a corrupção, mas ele a permite se não tivermos o firme propósito de diminui-la (aniquilar a existência de certas coisas é impossível)


  Um colega me perguntou se eu quero mudar a vontade de Deus?

  Me “basta”  mudar a vontade dos homens e "Deus" ouvirá nosso clamor.
  Tento fazer isso publicando textos filosóficos.

   Tempo perdido?

  Não tenho nada melhor ou mais interessante para fazer mesmo…



✧✧✧




Nenhum comentário:

Postar um comentário