Se Deus te escolheu não tem como não
ser salvo.
“A vocação eficaz é irresistível no sentido em
que Deus soberanamente faz com que produza o resultado desejado.
Esta obra soberana da graça é resistível no
sentido em que podemos e realmente a resistimos em nossa natureza caída, mas é
irresistível no sentido em que a graça de Deus prevalece sobre nossa
resistência natural.”
“Pelo menos” em
uma parábola do Novo Testamento podemos colocar em dúvida essa parte da
doutrina calvinista.
8 Então disse aos seus servos: As
bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos.
9 Ide, pois, pelas encruzilhadas
dos caminhos, e a quantos encontrardes, convidai-os para as bodas.
10 E saíram aqueles servos pelos
caminhos, e ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e
encheu-se de convivas a sala nupcial.
11 Mas, quando o rei entrou para
ver os convivas, viu ali um homem que não trajava veste nupcial;
12 Perguntou-lhe: Amigo, como
entraste aqui, sem teres veste nupcial? Ele, porém, emudeceu.
13 Ordenou então o rei aos
servos: Amarrai-o de pés e mãos, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá
choro e ranger de dentes.
14 Porque muitos são chamados,
mas poucos escolhidos.
A interpretação mais frequente para essa
passagem é que a salvação era exclusiva para os judeus, mas como muitos não se
mostraram dignos ela foi ampliada para gentis que estivessem com a
"atitude correta".
Segundo os
apóstolos a vestimenta certa é amar a Deus sobre todas as coisas e aceitar o
sacrifício de Jesus.
Nessa passagem
podemos deduzir que muitos judeus que estavam predestinados a salvação foram “desconvidados”
e “não judeus” incluídos desde que cumpridas certas exigências.
Mas deixemos isso
para outro dia, voltemos ao Calvinismo.
Observem que
quando eu for chamado não tem a menor possibilidade de não aceitar o plano de
Deus.
Mesmo eu William
com todos os meus senões se eu nasci marcado para ser salvo nada vai impedir
que isso aconteça porque foi a vontade soberana do Pai.
Em algum momento
antes da minha vida chegar ao fim vou me voltar totalmente para Deus.
Vejam o caso de
Davi.
Matou inocentes, destruiu aldeias, cometeu adultério ... embora não dê
pra ter certeza, quem apostaria que Davi não é um escolhido para ser salvo.
E o caso Jó?
Jó era um escolhido, as coisas davam muito
certo para ele.
Deus resolveu se
divertir um pouco fazendo uma aposta com o Diabo,
Jó passou um perrengue danado.
Passada a
“brincadeira” tudo ficou ainda melhor para Jó como uma
“compensação”.
Deduzo que para
um escolhido não dá tudo sempre certo, o indivíduo pode passar por grandes
dificuldades, porem na maior parte do tempo é a “cabeça e não a calda”.
Quer dizer que está
em posição de liderança, de vantagem em relação a outros.
Já ocupei cargo
de chefia, mas na maior parte do tempo fui/sou "calda".
Tudo que consigo
é com muita disciplina financeira, ainda não teve uma fase na minha vida que
foi uma "chuva de bênçãos".
O contrário já
aconteceu bastante. 😩
Pelo que vejo em
minha vida terrena a aposta é que NÃO sou um escolhido para salvação.
“Deus não é comigo” como foi com Davi, Jó, Salomão.
Ou é com Silvio Santos, Woody Allen, Steven
Spielberg, Luciano Huck...
Se você é um
assíduo frequentador da Igreja, diz aceitar Jesus de todo seu coração é
trabalhador, esforçado e ainda assim tem uma vida de dificuldades ... mau
sinal.
Se "Deus é
dono do ouro e da prata" porque negaria uma vida confortável e próspera a
seus escolhidos!?
Um RR Soares ou Edir
Macedo tem muito mais chances de estar entre os escolhidos para salvação que
algum crente cuja a vida patina, patina e se move pouco.
Não se iluda, não é simplesmente uma questão
financeira, se trata de realmente ser abençoado com saúde, família, amigos,
oportunidades.
Dinheiro é só a parte mais visível, fácil de medir.
Para o Calvinismo
e outras vertentes religiosas, bem poucos serão salvos.
Se pararmos para
pensar são muito menos do que a maioria de nós imagina.
Pelos critérios do
Calvinismo tem muita CRIATURA se achando escolhida.
Na hora do juízo
final descobrirá que desperdiçou toda uma vida …
lamentável.
.
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