quinta-feira, 29 de maio de 2014

Missão Secreta

  “Toda vida é uma missão secreta…”  
[Clarice Lispector]

  Eu não sei o que vim fazer no mundo e não fico especulando muito sobre isso.


  Cuidei razoavelmente bem de minha mãe e irmãos e só não dei mais por não ter muito mais para dar, mas isso tantos fazem.
  Cuido bem de minha mulher e filhas e elas cuidam bem de mim, mas isso também tantos e tantos indivíduos fazem é algo normal, corriqueiro, o esperado.
  Nunca fui grandioso em nada.
  Aquele grande sucesso em algum campo de atividade nunca aconteceu e tem possibilidades remotas de acontecer, já estou bem cansado, se o mundo acabar espero que eu esteja deitado na minha cama e possa assistir o fim de tudo da janela do meu quarto.

  O que eu faço de “melhor” e por mais tempo é flutuar no Abismo dos pensamentos, ir onde poucas mentes tem coragem de chegar.

  Se eu fosse fazer uma aposta sobre minha missão secreta nesta vida seria essa de traduzir o Abismo em textos.
  Não, não é uma grande missão, menos importante que a do padeiro fazendo o pão ou do agricultor cuidando da plantação.

  Por vezes acho que não somos nós que escolhemos a missão é ela que nos escolhe.

  Deus ou a Natureza [para ateus ou religiosos] precisam de mais pessoas que protejam os animais e nasce gente com essa característica.
  O mundo precisa de mais gente que cuide de gente e nascem indivíduos com o dom da medicina, da enfermagem.


  Não noto muitos indivíduos com o meu dom que por vezes parece mais uma maldição.
  Deus ou a Natureza não precisam ou não querem que muitos segredos do Abismo sejam trazidos à tona, devem ter seus motivos.

  Talvez meu dom tenha sido um teste, um projeto que não deu certo, uma missão que teve que ser abortada e agora estou incrivelmente só, por minha própria conta, uma espécie em extinção como tantas que já desapareceram por falta de adaptação.
  Encontro algum conforto nos livros e filmes:

 “Todos nós temos que ter um objetivo senhor Anderson.”
  [Smith disse para Neo no excelente filme Matrix.]

S- Todos nós temos que ter um objetivo senhor William.

W- Senhor Smith, e quando é o objetivo que nos tem?
  Minha missão como a sua foi abortada, mas flutuar no Abismo é a única coisa que sei fazer e gosto de fazer.
  Não tenho outros dons, só tenho esse, já não o possuo sou possuído, escrevo mesmo sem querer escrever.


  Sem missão e sem objetivo Smith foi destruído.
  Não escolhi a missão fui escolhido, vou só ganhando tempo inevitavelmente serei destruído.
  Amanhã ou hoje pode ser o último dia de minha vida, melhor vive-lo da melhor maneira possível e a melhor maneira é FLUTUAR PELO ABISMO… esta é a minha natureza e não tenho vontade de mudar, não sei se é possível mudar...      

  “Toda vida é uma missão secreta.”




“Se Deus quiser
Um dia eu morro bem velho
Na hora "H"
Quando a bomba estourar
Quero ver da janela
E entrar no pacote
De camarote...
E tomar banho de sol”  


Comentários

.


  “Quando considero a duração mínima da minha vida, absorvida pela eternidade precedente e seguinte, o espaço diminuto que ocupo, e mesmo o que vejo, abismado na infinita imensidade dos espaços que ignoro e me ignoram, assusto-me e assombro-me de me ver aqui e não lá.
  QUEM ME PÔS AQUI?
  POR ORDEM DE QUEM ME FORAM DESTINADOS ESTE LUGAR E ESTE ESPAÇO?
[Blaise Pascal]