domingo, 29 de janeiro de 2023

Continuar Trabalhando


  Trabalhar preenche bastante meu dia.
  Fora o tempo de trabalho em si tem a preparação e transporte.
  Sem contar as ocorrências desagradáveis que ficam martelando na mente por mais que a gente tente esquecer.

  Tem também o lado pitoresco.
  As conversas com os colegas, novas amizades, acontecimentos engraçados....ver os colegas levar carcada...
  Certa vez as companheiras Letícia e Raquel estavam no escritório.
  Eu estava de passagem e perguntei:

  -Vocês vão levar carcada?

   Elas disseram que não, eu lamentei e fui embora.
😏

  Deram aquele olhar de "você é um idiota mesmo!"
  Nós rimos e tudo ficou bem.

  O que vai ser quando acontecer a aposentadoria?

  Depois de décadas nessa rotina de trabalho, sem dúvida nenhuma vou ter muito tempo ocioso.

  Quando somos crianças tudo é novidade, a gente se distrai com qualquer coisa, ainda tem a escola que ocupa tempo considerável.

  Para mim ... a vida já não tem novidades ... não estou me descobrindo, me conheço profundamente.


  Justamente por me conhecer bem não espero ficar depressivo com a redução das minhas atividades.
  Não sou sedentário, faço exercícios que me proporcionam bom funcionamento do organismo enquanto isso for possivel.
  Tenho a característica de não conseguir esvaziar minha mente, sempre estou flutuando por infinitos planos de pensamento.
  Escrever é um hobby que tem me acompanhado até aqui, acredito que é permanente.

  Vejo pessoas que também se conhecem bem, já aposentaram, reclamam do trabalho, mas não param de trabalhar.
  Sabem que não tem como preencher o tempo ocioso.

  Outros não planejaram bem a vida ou tiveram algum azar e precisam da complementação de renda para manter o padrão.


 Essa meditação é para os que NÃO se conhecem muito bem.

  Param de trabalhar acreditando que vai ser só alegria, em pouco tempo ficam dependentes financeiramente de familiares e/ou desenvolvem depressão.

  Entenda que geralmente a vida vai "esvaziando".

  Os filhos seguem o caminho deles como um dia você seguiu o seu.

  Os colegas de trabalho ... vão ficar no trabalho.

  A "saúde" segue a deterioração do organismo e determinações genéticas.

   Com nosso envelhecimento, a morte de colegas, conhecidos, irmãos, pai, mãe, amigos de infância ... animal de estimação, vão acontecendo em ritmo cada vez mais acelerado.

  A vida também pode ir ficando mais "cheia" o que nem sempre é algo "bom".
  Geralmente é ligado a filhos problemáticos, mas não vamos complicar a meditação...


  Você que esta próximo de se aposentar e anseia muito por isso ... pense muito bem como vai ser sua vida quando não tiver mais o cartão de ponto para bater.
   São umas 8 horas por dia que terão que ser preenchidas.
  Com um agravante, se você não gasta muita energia durante o dia tem dificuldades para dormir a noite, a "insônia" pode acontecer, mais horas de tédio e solidão.

  Para muita gente, talvez a maioria, a melhor coisa da folga semanal ou das férias é descansar do trabalho.
  Se você não tem mais a preocupação de trabalhar, o "tempero" que dava sabor a folga não existe mais.

  A aposentadoria pode ser um tédio sem fim, que leva a tristeza, a solidão, a depressão...

  Melhor continuar trabalhando.

  Essa lógica entra em sua mente?













.

Nenhum comentário: