quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Não Consigo Perdoar

  “Todos dizem que o perdão é uma ideia maravilhosa, até que possuam algo para perdoar.” 
   [C. S. Lewis]

  Minha capacidade de perdoar não é muito grande, na verdade é bem pequena.
  Acontece que a LÓGICA me diz que é falta de inteligência persistir em uma ação cujo maior prejudicado serei eu.

  Conhece aquela expressão “dar murro em ponta de faca”?
  O que conseguirá com isso além de machucar sua mão e despertar pena em alguém?
  Para quem tem prazer em ser alvo de dó das pessoas tem alguma satisfação ... não é o meu caso.

  Eu não perdoo (por exemplo) “a vida, o destino, o acaso, o karma” … sei lá o que, por eu ter ficado desempregado da fábrica de óculos.
  Depois de tanta dedicação, profissionalismo, honestidade, competência ... ter que começar minha vida profissional praticamente do zero foi uma situação pra lá de desagradável.
  Minha esposa havia alcançado uma boa situação na empresa que trabalhava.
  Eu tinha (felizmente) acabado de quitar o apartamento.
  Quando parecia que poderíamos acumular algum capital ... o desemprego.

  Na fábrica de óculos trabalhava bastante.
  Empresa pequena, eu acumulava o cargo de encarregado e almoxarifado.
  O salário nem era tão bom, mas sabem como é, depois de anos aquilo fazia parte da minha vida.
  Esperava me aposentar ali.
  De repente fui jogado em um buraco tão profundo, uma crueldade “da vida” tão grande que não dá para perdoar.

  Nessa fase eu tinha muita fé, não entrei em desespero, “Deus” estava preparando coisas boas, depois de uns 3 anos de muita dor e ranger de dentes ... bateu o desespero, é com essa visão que escrevi esse texto.

  Sigo adiante, ficar imaginando tudo de bom que poderia ter acontecido é algo como dar murro em ponta de faca, o passado, os FATOS, não irão mudar.
  Vai só acumular magoas.

 Muitas pessoas inventam uma realidade, buscam atenuantes de que tudo foi para seu bem, as famosas “provações”.
  Não consigo me iludir com isso.
  Se a empresa existisse até hoje, minha vida financeira seria melhor, não consigo imaginar porque isso seria tão ruim pra mim.
  O sofrimento dessa fase me fez acumular experiência na pratica que eu só conhecia em teoria.
  Abri um negócio próprio e foram os piores dias da minha vida.
  Já tinha passado muitos perrengues, mas quando se é bem jovem “há muita vida pela frente”.
  Quando atingimos a fase adulta e a vida insiste em ir ladeira abaixo ... é aterrorizante.

  O significado de perdão é doar-se por inteiro.
  O PERDÃO É A AÇÃO DE LIVRAR ALGUÉM DE ALGUMA CULPA, DE ALGUMA OFENSA QUE TENHA CAUSADO.
  O perdão é difícil para muitas pessoas pois se trata de um processo mental que busca a eliminação de qualquer espécie de ressentimento, de raiva, de rancor, de ódio ou de qualquer outro sentimento de cunho negativo direcionado a alguém ou até mesmo a si próprio.
  Assim, quando há o perdão, a pessoa ferida se livra de qualquer espécie de sentimento negativo que nutria contra a pessoa que a feriu.


 Eu segui adiante porque era o mais lógico a fazer, mas como podem ver está longe do conceito de “perdão”.






 “Nesse caso” o que exatamente não perdoo?

  Nem eu sei explicar.
  A maioria fala em "justiça divina", que "colhemos o que plantamos".
  Nasci em família cristã esse tipo de pensamento fica impregnado na mente.
  Também os vemos em filmes, livros, novelas ... no conselho de amigos.
  Acho que não perdoo mais esse tipo de pensamento.
  É tanta injustiça que a gente vê. 😡

   "Se" tem alguma Força no Universo cuidando da "justiça", como já disse várias vezes, ela deve ter seus escolhidos.

  Defendo que todos nós criaturas devemos buscar sermos justos, não tem essa de ficar esperando justiça no "modo automático" do universo.




  E se a justiça não acontecer ... perdoar não dá, mas tente seguir em frente, não ficar remoendo ou se obrigar a “vingança”.

  Vamos a uma ilustração simples que todos podem se enxergar.




  Parei no sinal vermelho, outro motorista desatento bateu no para-choque do carro, ocorre algumas situações.

1- A batida foi leve, arranhou a pintura.
  O transtorno de abrir um B.O é tão grande que é melhor seguir adiante e arcar com os prejuízos.
  Não é que eu “perdoei” o infeliz, acontece que exigir uma punição, um ressarcimento não me parece compensar o desgaste.

2 -  A avaria foi grave, afundou a lataria, o “perdão” não aconteceria, eu acionaria os órgãos competentes para não ficar no prejuízo.

 3 - O cidadão que bateu no meu carro abandonou o local sem que eu conseguisse anotar a placa... embora eu não perdoe a situação, fico impotente para buscar uma restituição.
  Por mais indignado que fique é melhor tentar esquecer o tanto quanto possível.
  Um truque que uso é nem ficar comentando.
  Falo apenas para minha esposa, ela precisa saber porque o carro está amassado, e só.

4 – Tem a situação de ser atingido por uma “lata véia”, o indivíduo mal tem dinheiro para manutenção do próprio carro imagine consertar o seu e o dele.

  Observem que em nenhum dos casos eu “perdoei” no conceito “nobre” da palavra, aquele pregado nas igrejas, livros e filmes.
  Talvez se eu tivesse muito dinheiro e naquele momento não estivesse indo para um importante compromisso, ocorreria o perdão.
  Levaria numa boa sem nenhum sentimento negativo, acidentes acontecem.
  Mas quanto de nós tem dinheiro sobrando e sai de casa sem nada importante pra fazer, sem compromisso com horários?

  Tentando encerrar essa meditação ...

  Perder meu emprego foi extremamente grave, diante de tal ocorrência fui e sou totalmente impotente para buscar qualquer punição ou ressarcimento.
  Perdoar eu não perdoo, mas não tenho outra opção LÓGICA que não seja seguir adiante.

  Sei que as religiões e o “psicologismo” a todo momento nos dizem o quanto é maravilhoso perdoar.
  Deve ser mesmo.
  Apenas quero que medite que talvez você e eu NÃO tenhamos essa capacidade de perdoar.

  O que posso te dizer?

  Se tiver o mínimo que seja, um pequeno resquício de capacidade de perdoar use o perdão consigo mesmo.

SE PERDOE POR NÃO SABER PERDOAR.

  É meu amigo, vem comigo, SIGAMOS ADIANTE!

  Não quero ver ninguém dando murro em ponta de faca, merecemos ter alegrias tantas quanto possíveis.

  Ao escrever os textos, trago à tona esses acontecimentos, mas não são lembranças que ficam remoendo a minha mente, passou, passou, fiz o melhor que pude e ficar ruminando acontecimentos que não podem ser mudados é como jogar areia nos olhos ou em engrenagens bem lubrificadas.

 Não vou agradecer pelo mato alto onde plantei flores.

  Ninguém é perfeito, mas se no geral você agiu bem e mesmo assim coisas desagradáveis aconteceram em sua vida, não adianta ficar só olhando para o mato alto.
  Mesmo nos lugares íngremes ainda encontramos lindas flores, vamos ser apreciadores de flores, aquelas alegrias mais simples que não precisam de um grande feito para existirem, como o café gostoso e pãozinho quentinho que tomarei agora no meu dejejum ou o abraço gostoso em minha filha desejando a utopia que sua vida só tenha flores ou pelo menos tenha mais flores que a minha.

  Não tenho uma grande capacidade de perdoar, mas tenho uma enorme capacidade de desejar o bem a todos meus irmãos de existência, viver não é brincadeira não.

  Uma excelente existência a todos, um ótimo dia.


 Tenha certeza que quando te olho eu…VEJO FLORES EM VOCÊ.




.