segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Paradoxo do Tappware

 Em terra de cego quem tem um olho é Rei?

  Minha esposa não é lógica, age mais por impulso/instinto, o que é excelente para ela, se adapta melhor que eu a sociedade.

  Vou falar sobre Tappware que é algo singelo e a partir daí façam a projeção para inúmeras outras coisas.

  Na minha mente lógica, exagerando muito, 10 Tappwares quadrados ou retangulares de tamanho médio seriam mais que suficientes para nossas necessidades na cozinha.
  Esses utensílios seriam todos iguais e encaixáveis utilizando assim as mesmas tampas e ocupando mínimo espaço.
  De jeito nenhum seriam redondos, esse formato ocupa muito mais espaço.

  Pois bem, minha esposa gostou do Tappware ela compra.
  Não importa o modelo, não importa o formato, tudo de maneira caótica, ilógica.

   Na correria do dia a dia acabamos não guardando tampa e respectivos utensílios, então na hora de utilizar perde-se minutos até encontrar uma que sirva.
  Como são vários conjuntos diferentes um não encaixa no outro então é comum abrir o compartimento e cair Tappware na nossa cabeça.
  Quando a situação está insuportável ela doa os Tappwares e começa comprar outros com a mesma falta de lógica…

  Depois de muita “discussão” (reclamação minha) o máximo que consegui dela foi que não comprasse Tappware redondos.
  Ela não compra os redondos porque sabe que me irrita muito.
  Não porque não seja lógico, ela gosta do redondo tanto quanto dos quadrados e se eu não fosse tão chato ela compraria os dois tipos.
 😆

   A falta de lógica me entedia muito e se passa de certo limite me deixa profundamente irritado.
  Por isso busco um isolamento.

  Em tese uma mente logica deveria ter grande vantagem sobre as outras, seria ... ter dois olhos em terra de caolhos 😊.

  Mas na pratica é como se você fosse um organismo estranho e a sociedade lançasse anticorpos.

  Para sobreviver tem que ser retrovírus. 😊 
  (Essa é para quem tirava dez em biologia.) 




  Minha família é toda evangélica, vive por dogmas que não fazem sentido para mim, acabamos não tendo um assunto que não nos leve a uma discussão que não dará em nada.
  Deixam claro que nem cogitam questionar suas crenças e para mim o questionamento é inevitável
  Porém, na minha família não preciso de disfarces simplesmente não falo nada que possa ser considerado polêmico religiosamente.
  Mesmo com tantas “blasfêmias” (escritas por mim) o carinho e respeito entre nós é inabalável.

  Fora da família...
  Procuro me adaptar ao ambiente de trabalho por mais ilógico que ele seja.
  Evito emitir opiniões, se as pessoas se acostumaram com uma coisa que eu visivelmente observo que é pouco eficiente não falo nada, fico em silêncio, se elas conseguem trabalhar daquele jeito eu também posso conseguir, é o que faço.

  Em um dos empregos que fui demitido, ao apresentar um processo mais lógico era comum ouvir:

  “Sempre foi feito desse jeito e não vai mudar.”

  As pessoas acreditam que se repetirmos um erro por anos ele se torna acerto.
😊 

  NÃO, não sou dono da razão.

  Apenas defendo que quando a sugestão é bem fundamentada e de baixo ou nenhum custo poderia ao menos ser tentada.
  Mas isso faz parte do passado que já vai ficando distante.
  Fico testando novas metodologias apenas em tarefas que não envolvem a equipe ou segunda pessoa.
  Se for preciso tiro dinheiro do próprio bolso.
 (Se não for muito.)

  Um ponto é o prazer de fazer algo de maneira mais eficiente.
  Quando dá certo tenho um “orgasmo mental”.
  
  Outro ponto é uma questão mais pratica.
  Igual a maioria passo tempo considerável no trabalho, se posso fazer mais com menos esforço, porque não fazer!?

  Mas daí já dizem que “estou dando lucro para o patrão”, que eu deveria participar de greves, sofri lavagem cerebral, sou um “escravo moderno”...

  Nem sempre consigo ficar quieto, mas na maioria das vezes fico em silêncio como se concordasse com a pessoa.
  Ela tem suas crenças e seria perda de tempo tentar demove-las.


  Retrovírus é tipo um lobo em pele de cordeiro.
  Se disfarça para não ser reconhecido pelos sistemas de defesa do organismo.


  Minha válvula de escape são os Blogs.
  Aqui posso exercitar o pensamento logico em toda sua grandiosidade.
  Estou sempre criando metodologias para ser melhor compreendido.

  Para as pessoas que já estão cegas por seus dogmas é bem difícil (não impossível) a mudança.

  Mas boa parte da população vai seguindo uma direção porque não foi apresentada a outra direção mais apropriada.

  Exemplo rápido para fechar o texto:

  “Sua vó sempre teve muito Tappware, sua mãe sempre teve muito Tappware.
   Toda casa deve ter muito Tappware.”

    Alguém te diz que tem poucos e que fica até mais fácil organizar a cozinha.

  Tem aquelas pessoas que vão se prender a tradição a ferro e fogo.
  Mas boa parte vai experimentar e ao notar que é mais eficiente ... vai comprar menos utensílios e mais adequados.

  Einstein quer terminar essa meditação.
  É sempre uma honra 😊.

  “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.”
[Albert Einstein] 

  Abrir a mente é uma decisão muito pessoal, ninguém pode fazer por você.
  E não tenha a ilusão que o mundo a sua volta vai ficar maravilhoso.

  Tudo depende de quantas pessoas decidiram abrir a mente junto com você.

Observação: Esse texto foi escrito originalmente em 2011 no Blog do Terra.
  Com a descontinuação do serviço transferi no sufoco pra esse blog, apenas copiei e colei.
  (Tinha por exemplo uma parte extensa sobre o terremoto no Japão que vou suprimir)
  Hoje (2020) minha esposa está muito mais logica e eu ... pareço menos chato pra ela.
  As pessoas a minha volta também estão mais tolerantes com o que escrevo.
  Enfim, a vida segue, no geral vivo uma boa fase, mais satisfatória.




  


 Temos algo mais “cientifico” e menos subjetivo:

  “O trabalhador brasileiro leva uma hora para fazer o mesmo produto ou serviço que um norte-americano consegue realizar em 15 minutos e um alemão ou coreano em 20 minutos.
  Isso significa que a produtividade do Brasil é baixa.”

   Dificilmente o aumento da produtividade individual vai piorar nossa Sociedade.
  Não é o que temos visto empiricamente.




.

Nenhum comentário: