O termo Mídia veio como “gíria” sobre as empresas voltadas para comunicação em “massa”.
Jornais, revistas, rádio e TV.
A palavra começou ganhar vida própria por volta de 1970.
Vejam que todos nós sempre fizemos parte da "mídia", qualquer um que fizesse um desenho ou deixasse algum escrito para apreciação de outros estava usando um meio de comunicação.
Jornais, revistas, rádio e TV.
A palavra começou ganhar vida própria por volta de 1970.
Meio de comunicação para várias pessoas (até desconhecidas do autor da mensagem) podemos dizer que começou com desenhos nas cavernas.
Teve incremento muito grande com a organização da escrita e explodiu com o surgimento do papel.
Teve incremento muito grande com a organização da escrita e explodiu com o surgimento do papel.
Depois desse longo estágio embrionário o nascimento da grande mídia "eu" credito aos primeiros jornais de grande circulação surgidos na Europa depois de 1600.
Evidente que gregos, egípcios e tantos povos mais antigos tinham seus meios de comunicação.
Mas eles não tinham a maquina de impressão que surgiu em 1450.
A mídia está intrinsecamente relacionada com o jornalismo.
Mas a propaganda também se apropria dos meios midiáticos para atingir seus objetivos, visto que a mídia atinge e exerce enorme influência na vida dos indivíduos.
Vejam que todos nós sempre fizemos parte da "mídia", qualquer um que fizesse um desenho ou deixasse algum escrito para apreciação de outros estava usando um meio de comunicação.
No geral o alcance era pequeno.
Porém há exceções.
O que dizer dos escritos Vedas que criaram as bases do Hinduísmo.
O que dizer dos escritos Vedas que criaram as bases do Hinduísmo.
Como não classificar em comunicação de massa!?
Humm... essa meditação é para falar de outra coisa, estou perdendo o controle, foco William, foco...😊
Quando falo "Mídia" em meus textos entendam como aqueles veículos que atingem grande "massa", enorme publico.
Evidente que eu ou qualquer um fazemos parte da "mídia".
Nossos antepassados tinham desenhos em pedras, depois panfletos.
Nós temos com a Internet os meios digitas.
Porém, qual o meu alcance?
Porém, qual o meu alcance?
Não dá para comparar com Globo, El País, BBC...
Notei que a "Grande Mídia" entra em acordo sobre certos temas e "massificam uma opinião".
Quem não concordar ou tiver ponderações é meio que "marginalizado intelectualmente".
Por favor longe de mim uma "demonização" da Mídia.
"Eles" não estão sempre totalmente errados ... nem sempre totalmente certos.
Meu objetivo sempre é a PONDERAÇÃO.
Vejam o caso dos absorventes, a grande mídia visivelmente já tomou um posicionamento.
😒 "A distribuição gratuita tem que ser tornada obrigação do "Estado".
Quem for contra será tratado como idiota; através de algoritmos ter seu alcance limitado.
Quem fizer ponderações ... a tolerância vai depender da Rede Social.
É difícil entender como a grande mídia entra em um consenso.
Por vezes olham só para o próprio umbigo "romantizando" a realidade.
Um bom exemplo é o "aquecimento Global".
Sem duvida um tema importante.
Grandes forças midiáticas como Microsoft, Google e Facebook são "intensas" em exaltar os defensores, mais entusiasmados das medidas contra a "mudança climática".
Quem faz ponderações pedindo moderação, já é jogado no grupo dos "radicais negacionistas".
Não tem meio termo, se você não defende toda e qualquer medida para combater o aquecimento ... é um "terraplanista"... ou coisa do tipo.
O que Microsoft, Google e Facebook tem em comum?
São empresas "digitais".
São empresas "digitais".
"Possivelmente" estão olhando mais para o próprio umbigo e dane-se quem não é do mesmo ramo.
Produzir papel sem poluir, sem derrubar arvores, é bem mais complicado que desenvolver algoritmos.
Produzir carros com emissão zero de carbono é mais complicado que aumentar a capacidade de servidores nas “nuvens”.
Produzir, arroz, trigo carne sem usar grande quantidade de agua é mais complicado que desenvolver Softwares.
Produzir eletricidade sem poluir ou inundar grandes áreas é mais complicado que receber conteúdo de graça e cobrar caro pelos anúncios...
Produzir eletricidade sem poluir ou inundar grandes áreas é mais complicado que receber conteúdo de graça e cobrar caro pelos anúncios...
Produzir cimento, aço, gasolina sem poluir é mais complicado que vender informações sobre os cadastrados no Facebook...
Mas vou ficando por aqui, já produzi conteúdo gratuito bastante por hoje.
Não tem outro jeito, se quero fazer parte da mídia, tem certas coisas que estão além das minhas possibilidades.
Ainda bem que tem essas plataformas digitais.
Lembrei daquela frase paradoxal:
"Esta ruim, mas esta bom".
Queremos que melhore, mas não devemos esquecer que já foi bem pior... sejamos "ponderados".
Essa lógica entra em sua mente?
___________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário