terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Base Filosófica

 




  A expectativa de vida no Brasil esta em 77 anos.
  É bom ter um planejamento para esse período de tempo.
  Estudo, trabalho, namoro, casamento, lazer, paternidade, aposentadoria...

  Se morrer antes, meus pêsames.
  Mas e se não morrer?


  Analiso um pensamento, independente do autor.
  Utilizo minha própria base filosófica que foi se formando no decorrer dos anos.
  Se eu usasse dogmaticamente a base de qualquer outro filósofo, não poderia me dizer livre pensador.

  No entanto, quem gosta de uma filosofia mais acadêmica é interessante buscar a base filosófica do pensador.
  Aqueles pilares que sustentam seus raciocínios.

  Estamos aqui diante de um exemplo bem didático.

  Para quem conhece e concorda com a base filosófica de Sêneca ele está certo.

  Um dos pilares da filosofia dele é:

                                          


    O destino é inalterável, devemos aceitá-lo com resignação.


 

  Muita gente pensa assim.
  (Certeza, ninguém tem de nada.)
  Se sua "aposta" é que tudo já está predestinado e nada significativo pode ser alterado  …. é só deixar a vida te levar.
  Tipo, o que tiver que ser será.
  Não confunda isso com inação.
  Sêneca foi muito produtivo.
  Estude, trabalhe, corra atrás dos seus sonhos.
  Para Sêneca suas vontades já estão determinadas e você vai conseguir o que tiver que conseguir.

  Minha "aposta" é que nossas ações no presente moldam o futuro.

  Acredito por exemplo que com exercícios físicos posso melhorar minha qualidade de vida e até aumentar minhas chances de uma vida mais longa.
  Eu frequentar academia não esta predeterminado, é uma decisão pessoal.

  Acreditar na relevância de decisões pessoais é só ilusão?

  Pode ser.

  É a "minha" aposta, faça as suas.





✧✧✧

.

Nenhum comentário: