terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Trem Bão

   “A razão, por mais que grite, não pode negar que a imaginação estabeleceu no homem uma segunda natureza”. 
[Blaise Pascal] ​​

  Não converso muito com as pessoas porque percebi que essa “segunda natureza estabelecida” pela imaginação até ouve a razão, mas raramente a coloca em pratica
  As histórias que conto aqui são na maioria antigas porque atualmente evito conversar sobre filosofia no meu cotidiano.
  Mando algumas meditações para uma lista de e-mails (Texto escrito em 2011) e escrevo aqui no Blog, não há uma interação pessoal como havia antigamente quando eu acreditava que o grito da razão faria as pessoas optarem por uma vida mais eficiente.

   Vou contar uma rara intervenção que deu certo:

  Uma colega veio de Taiobeiras MG atrás de seu grande amor (mulheres tem muito este lance de grande e verdadeiro amor).
  O rapaz nasceu na mesma cidade, mas veio tentar a vida em Indaiatuba SP.
  Ela chegou aqui com 23 anos, já havia passado 6 anos da separação, não que fossem namorados em Minas, mas tinha aquela tensão sexual que no caso dela se transformou em paixão “amor verdadeiro”.
  Esses fatos fiquei sabendo depois de um ano que ela era funcionaria sob a minha liderança.
  Ela não tinha nenhum motivo para sair de Taiobeiras que não fosse a imaginação de reencontrar seu grande amor perdido.
  Contra conselho de pai, mãe, amigos, largou tudo e veio para Indaiatuba dizendo a todos que queria uma vida econômica melhor, iludiu a todos que estava atrás de mais dinheiro e sucesso profissional, criou uma explicação mais palatável.
  (Percebem a razão gritando para não vir, mas a imaginação não está nem aí?)

  Aqui ela o encontrou, mas a realidade também não está nem aí para a imaginação.
  O rapaz tinha uma pequena floricultura…mulher e dois filhos.
  Essa história tem muitos detalhes, mas vamos pular para o final, reproduzirei mais ou menos o último diálogo entre eu e a senhorita “N”, eu estava ajustando uma máquina que ela trabalhava e o dialogo entrecortado ficou assim:

👰 “Você precisa ver como ele me olha, se fosse atração só da minha parte eu desistiria”.

 -Você é jovem, bonita, veio de tão longe para ficar com o cara, diz que passou 6 anos pensando nele…
  Qual homem não ficaria comovido IMAGINANDO um monte de possibilidades?

👰 “Ficamos a sós e ele quis me beijar e tudo mais…”
 (Ela disse que não cedeu, mas não dá para ter certeza)

- Mais uma vez, você é jovem e bonita.
  Mesmo que não tivesse essa história de amor e paixão qualquer homem iria querer ir para cama com você, a única coisa que você pode ter certeza é que ele não é gay… 😆

👰 “Se Deus não quer que a gente fique junto então me dê um sinal.”

    - Alôo!
      Ele é casado, tem dois filhos.
      Que outro sinal você quer!?
      Jesus Cristo descendo por entre as nuvens dançando na boquinha da garrafa! 😆

👰 “Eu pedi tanto a Deus, orei tanto a Jesus, não acredito que não vai dar certo!”

-  Você não está colocando Jesus a frente de sua vida, você não quer que seja feita a vontade de Deus, você quer que seja feita a SUA vontade.
  (Nessa fase eu era cristão)
  Você está colocando um homem acima de tudo, está disposta a fazer qualquer coisa para ficar com ele.
  Qual o primeiro dos dez mandamentos?

👰“Amar a Deus sobre todas as coisas.”

- Você está amando este homem sobre todas as coisas.
   Posso prever possibilidades de futuro?

👰 “Você consegue?”

- Qualquer um consegue.
  O Fulano estava muito bem tocando seu comércio, com um casamento até onde se sabe muito satisfatório, você chega movida por essa paixão e joga o cara em um inferno de IMAGINAÇÕES.
  Se ele ouvir a voz da razão, entenderá que vive hoje uma nova realidade e colocará sua família em primeiro lugar ficando bem longe de você que pode pôr tudo a perder.
  Se ele seguir pelo mundo da imaginação você será uma amante ou uma família será desfeita.
  Se você ouvir a voz da razão voltará para Taiobeiras com infinitas possibilidades MELHORES de futuro.

   Essa máquina está ajustada e você já tem sua resposta, pode ter um futuro muito bom em Minas ou uma vida bem complicada aqui em SP, terá que escolher entre a emoção e a razão, boa sorte!

  Juro que eu não esperava, quase nunca dá certo, mas N pediu as contas, cumpriu seu aviso prévio e VOLTOU PARA MINAS!
  Um ano e meio depois uma outra funcionária da mesma região (Montes Claros) foi passar as férias na casa dos pais e trouxe uma mensagem que me deixou muito alegre.
  A N disse que acreditava em anjos e que encontrou um em SP, um anjo que com poucas palavras falou com a voz de Deus, a fez recuperar o juízo, se encontrar e encontrar um bom presente e futuro em Minas.
  Claro que percebi o exagero poético, mas fiquei muito alegre em saber que estava bem empregada e apaixonada por um novo namorado, vivendo em harmonia com sua família.
  Fiquei sabendo que a vida do florista voltou ao normal, continuou a viver em paz com sua família.
  Minha razão não consegue imaginar como N teria um futuro bom em SP.
  Ainda bem que a muito perdemos contato, acho que ela ficaria decepcionada em saber que seu “anjo” nem é mais cristão.
  Deixemos nela essa boa imaginação, afinal a vida não é exata, o mundo seria um lugar muito triste se começássemos a demonizar a imaginação.

  Então ... imagine, imagine muito, tenha os melhores e maiores sonhos, mas quando a RAZÃO GRITAR, não custa nada ouvir um bocadinho uai…
  O futuro pode ser um trem danado de bão!
 BOA SORTE!

   



.



Um comentário:

NIHIL METILENE disse...

Eu sabia que esse "anjo" era o senhor! [hehehe!...