William: Por esses dias conversei com uma moça do sindicato, houve uma irremediável diferença de ponto de vista.
Ela defende muitas coisas que não tenho como defender.
Ela defende muitas coisas que não tenho como defender.
A moça deve ter me achado o maior babaca.
Em uma conversa de 10 minutos sei que a maioria das pessoas me acham um monstro frio e calculista.
Dei a moça o cartão do Blog assim ou ela me entende um pouco ou me detesta de vez. 😊
Dei a moça o cartão do Blog assim ou ela me entende um pouco ou me detesta de vez. 😊
Ela, por exemplo, condena o lucro “excessivo” das Multinacionais.
(Marxistas parecem a Igreja Católica quando condenava o lucro ao mesmo tempo que acumulava grandes riquezas.)
Para classificarmos um lucro de excessivo devemos saber de quanto ele é para aquela empresa e de quanto ele é para similares, precisamos ter acesso as planilhas de custos, cruzar informações que só órgãos do Governo conseguem ter acesso.
Logo, uma moça de seus 22 anos dificilmente tem acesso a essas informações.
Ela classifica um lucro de excessivo por ouvir dizer, não é algo que ela tenha pensado detidamente, vamos fazer o que ela não fez, vem comigo!
Faz algum tempo comprei uma TV de 32 polegadas, LED.
Paguei a vista, o site Fast me oferecia bom desconto, saiu por 1700 reais, a marca é Samsung, uma empresa que ainda não me trouxe grandes decepções.
Pude pesquisar na Internet vários modelos, tamanhos e especificações técnicas, escolhi a que me era mais apropriada, paguei com o VISA, 3 dias depois o aparelho estava em casa.
O que posso dizer?
Faz algum tempo comprei uma TV de 32 polegadas, LED.
Paguei a vista, o site Fast me oferecia bom desconto, saiu por 1700 reais, a marca é Samsung, uma empresa que ainda não me trouxe grandes decepções.
Pude pesquisar na Internet vários modelos, tamanhos e especificações técnicas, escolhi a que me era mais apropriada, paguei com o VISA, 3 dias depois o aparelho estava em casa.
O que posso dizer?
Eu gosto demais do Capitalismo! 😉
Toda tecnologia estimulada pela concorrência.
Gosto das empresas eficientes, responsáveis não me importa o tamanho delas e sinceramente desejo que elas sempre tenham bastante LUCRO, pois só com lucro podem continuar a existir gerando empregos, nos trazendo avanços.
O papel do Governo (nessa questão) é nos proteger de Cartéis e Monopólios para que haja competição e os preços sejam o mais próximo do JUSTO possível.
Para moça do sindicato (na pratica) a função da empresa é ser uma instituição de caridade salvando os incompetentes e desajuizados, tendo lucro mínimo possível suficiente apenas para sobreviver.
O engraçado é que a moça não quer que seu salário seja o mínimo para sua sobrevivência, ela quer ganhar bastante e trabalhar pouco.
O engraçado é que a moça não quer que seu salário seja o mínimo para sua sobrevivência, ela quer ganhar bastante e trabalhar pouco.
Condena no empresário o que quer para ela!?
A empresa é o emprego, o ganha pão do empresário, se ela tiver sucesso acho justo que seu proprietário ou acionistas sejam bem recompensados.
A empresa é o emprego, o ganha pão do empresário, se ela tiver sucesso acho justo que seu proprietário ou acionistas sejam bem recompensados.
Vamos supor que você goste de flores, monte uma floricultura.
De certo exigirá muito tempo e investimento, acha justo não ganhar nada por isto!?
Quer trabalhar só para pagar seus funcionários e agradar os clientes?
Por vezes sua carga horária será até maior que 8 horas por dia, você gostaria de ter um lucro de apenas um salario mínimo?
Sei lá, para uma pequena floricultura bem montada uns 3 salários seria mais razoável, mas se conseguisse 5 mil o que de tão condenável haveria nisso?
Porém, as coisas dão muito certo, você consegue montar 10 floriculturas, cada uma lhe rende 3 salários, seus rendimentos mensais passam de 30 mil...
Quer trabalhar só para pagar seus funcionários e agradar os clientes?
Por vezes sua carga horária será até maior que 8 horas por dia, você gostaria de ter um lucro de apenas um salario mínimo?
Sei lá, para uma pequena floricultura bem montada uns 3 salários seria mais razoável, mas se conseguisse 5 mil o que de tão condenável haveria nisso?
Porém, as coisas dão muito certo, você consegue montar 10 floriculturas, cada uma lhe rende 3 salários, seus rendimentos mensais passam de 30 mil...
É muito, é pouco, é excessivo?
Se você conseguiu esse rendimento com sorte ou trabalho ou uma somatória dos dois... qual o problema?
É um dinheiro ganho honestamente, tem todo o direito de gastar ou poupar como bem entender.
Quem abriria mão de ter lucro em 8 das floriculturas para ficar com lucro em apenas duas?
Se você conseguiu esse rendimento com sorte ou trabalho ou uma somatória dos dois... qual o problema?
É um dinheiro ganho honestamente, tem todo o direito de gastar ou poupar como bem entender.
Quem abriria mão de ter lucro em 8 das floriculturas para ficar com lucro em apenas duas?
Entendam:
EMPRESA PRECISA DAR LUCRO.
Não importa se é a primeira ou a vigésima, se é pequena, média ou grande, empresa que não dá lucro fecha as portas.
Empresa que dá lucro motiva seu proprietário, gera empregos, paga fornecedores, paga impostos.
Sem o acumulo de capital não teríamos muitos dos avanços tecnológicos.
Voltemos a TV de LED.
Esse não é o tipo de tecnologia que se desenvolve na garagem de casa, é preciso grande investimento, escolarização de primeiríssima, a Samsung não conseguiria desenvolver seus produtos empregando pessoas semianalfabetas.
Esse não é o tipo de tecnologia que se desenvolve na garagem de casa, é preciso grande investimento, escolarização de primeiríssima, a Samsung não conseguiria desenvolver seus produtos empregando pessoas semianalfabetas.
Dizem que o "Capitalismo" quer manter as pessoas "burras".
Então porque para conseguir bom emprego, estudar bastante melhora suas possibilidades!?
Há pouco mais de 100 anos você poderia viver muito bem analfabeto.
Faz tempo que se não souber ler, nenhuma empresa vai te contratar.
Para funcionar direito o Capitalismo precisa de produtores e consumidores de boa qualidade.
Miseráveis e escravos deixam a desejar nos dois quesitos.
Por isso "Ingleses" combateram a escravidão e levaram algum desenvolvimento as colônias.
Enfim...
Gosto do mercadinho, da padaria, da pizzaria perto de casa, espero que seus donos estejam tendo bom lucro para que continuem a me atender sem deixar de terem uma vida longa e próspera.
Enfim...
Gosto do mercadinho, da padaria, da pizzaria perto de casa, espero que seus donos estejam tendo bom lucro para que continuem a me atender sem deixar de terem uma vida longa e próspera.
Gosto da Nestlé, Ford, Philips, Bradesco, Microsoft, 3M, Extra, Walmart, Sony…
Gostaria de viver em um país onde fosse mais fácil constituir uma empresa, sem tantos impostos e taxas.
Se a moça do sindicato acha tão fácil e maravilhoso ser empresário, prove sua tese, monte uma empresa e dispense o lucro.
Marxistas são assim, especialistas em meter a mão no dinheiro dos outros enquanto guardam muito bem o seu.
Gostam de dar esmolas com o lucro dos outros.
Agradeço muito a Empresa que me emprega, como é uma Estatal não chega a ter necessidade de lucro embora um superávit razoável seja desejável e uma boa administração dos recursos indispensável.
Montar competentes equipes econômicas no Governo a fim de detectar, evitar e punir abuso do poder econômico é super importante.
Ficar demonizando empresas e empresários é uma infantilidade Ideológica, algo parecido com matar nossa “galinha dos ovos de ouro”.
Empresas prósperas, cumpridoras das leis, ajudam muito mais famílias que instituições de caridade.
Gera Empregos, ensina a pescar não se limita a dar o peixe.
Mesmo sem concordar com ele, gostava do companheiro Diógenes porque vivia o que pregava.
Mesmo sem concordar com ele, gostava do companheiro Diógenes porque vivia o que pregava.
É hipocrisia alguém condenar o LUCRO ao mesmo tempo que briga por melhores salários.
Sou Capitalista, gosto de ter dinheiro, viver com conforto.
Sou Capitalista, gosto de ter dinheiro, viver com conforto.
Admiro a MERITOCRACIA, quem merece ganhar mais…que ganhe mais!
Comentarista: Considerando que para alguém ganhar alguém tem que perder, seria o lucro injusto?
William: Vamos ver isso em um exemplo prático.
Você gastou 5 reais para produzir 10 tomates.
(Colocando tudo, de impostos ao seu tempo de trabalho)
Me vendeu por 7 reais, com lucro de 2 reais.
Você gastou 5 reais para produzir 10 tomates.
(Colocando tudo, de impostos ao seu tempo de trabalho)
Me vendeu por 7 reais, com lucro de 2 reais.
Eu gosto de tomates, mas não tenho tempo pra plantar, porque sou padeiro.
Com o dinheiro que ganhei produzindo pães, comprei o tomate que você produziu.
Minha pergunta é:
Quem perdeu!?
Com o dinheiro que ganhei produzindo pães, comprei o tomate que você produziu.
Minha pergunta é:
Quem perdeu!?
✧✧✧
Resumo:
1. A necessidade e a função social do lucro: Você argumenta que o lucro não é um elemento condenável, mas sim vital. Empresas que dão lucro motivam seus proprietários, geram empregos, pagam fornecedores e tributos. Sem ele, as empresas fecham, o que prejudica a sociedade.
2. Crítica à subjetividade do "lucro excessivo": Você aponta que classificar um lucro como "excessivo" exige análises técnicas complexas (planilhas de custos, cruzamento de dados) às quais a maioria das pessoas — como a moça do sindicato — não tem acesso. Logo, tal condenação costuma ser baseada em senso comum, e não em fatos.
3. Incoerência ideológica dos críticos do capitalismo: O texto expõe uma contradição no discurso anticapitalista: pessoas que condenam o lucro dos empresários, mas buscam maximizar seus próprios ganhos financeiros (trabalhar menos e ganhar mais). Além disso, você argumenta que críticos marxistas costumam ser generosos com o dinheiro alheio, mas não abrem mão do seu.
4. O papel correto do Estado na economia: Para você, a função do governo não deve ser sufocar as empresas com impostos ou gerenciar lucros, mas sim combater cartéis e monopólios. O foco estatal deve ser garantir a livre concorrência para que os preços se aproximem do que é justo.
5. Capitalismo como motor do avanço tecnológico e da educação: Você defende que grandes avanços (como a TV de LED exemplificada) exigem vultosos acúmulos de capital e mão de obra qualificada. Portanto, o capitalismo não quer as pessoas "burras"; pelo contrário, ele incentiva a escolarização, pois necessita de produtores e consumidores de alta qualidade.
6. Defesa da meritocracia e da geração de valor: O texto valoriza o sucesso financeiro honesto e proporcional ao esforço ou risco assumido (como no exemplo da expansão das floriculturas). Você defende que quem gera riqueza tem o direito de usufruir dela e que as empresas ajudam mais as famílias gerando empregos ("ensinando a pescar") do que instituições de caridade.
7. O lucro como uma relação de ganho mútuo (ganha-ganha): Na interação final com o comentarista, você desconstrói a ideia de que para alguém ganhar, outro tem que perder. Através do exemplo do tomate e do padeiro, você argumenta que o comércio livre gera valor para ambas as partes: o produtor lucra financeiramente e o comprador obtém o produto de que necessita e que não teria tempo de produzir.
.




Nenhum comentário:
Postar um comentário