sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Patriotismo

  “O mundo jamais será tranquilo enquanto não se extinguir o patriotismo da raça humana.” 
 [Bernard Shaw]

  Não vejo motivo para ter "orgulho" de ser brasileiro.

  


  Conscientemente não escolhi nascer aqui.
  Para ateus nasci ao acaso, quanto a crentes foi vontade de algum deus.

  Para morar em qualquer país a maioria de nós paga impostos.
  Tem aquelas famílias bem pobres que em geral dão mais prejuízo do que produzem alguma coisa.
  Pense naquele casal que não tem nem casa para morar e invadiu alguma propriedade.
  Ganham pouco, fazem gato de luz e água, recebem bolsa família.
  Sem dúvida, embora vivam de maneira precária, é o tipo de família que é um peso para nação.

  No meu caso, minha família nunca invadiu nada, morei na infância no quintal da minha vó paterna e da adolescência em diante no quintal da vó materna.
  Com breves passagens pela Vila Boa Vista e Vila Industrial.
  O tempo passou adquiri imóvel próprio.
  Paguei para construir o apartamento, paguei registro no cartório, paguei taxas que nem sei para que eram, pago IPTU, taxa de lixo, iluminação…

  Enfim, pago para morar no Brasil e em outro país seria a mesma coisa, então essa história de pátria amada não faz muito sentido pra mim.
  A não ser por aquele carinho especial que surge naturalmente pelo lugar que passamos nossa infância.

  Gosto do Brasil porque aqui estão todas minhas referências, comidas e costumes os quais me adaptei.

 No entanto (em um sentido filosófico) as distinções entre os povos que “eu” reconheço não são aquelas estabelecidas nos mapas, mas por seu grau de CIVILIDADE, levo muito em conta a CULTURA.

  A Suíça não deveria aceitar sem restrição um imigrante brasileiro, não temos o mesmo nível de civilização.
  Já um imigrante australiano ou alemão não teria grandes restrições além da análise de antecedentes criminais.
   (Devemos ter cuidado com os “delinquentes” eles nascem em qualquer região.)

  


  Resumindo, eu classifico os povos pela qualidade de sua Democracia e Capitalismo, pela qualidade de vida do seu povo.
  Um holandês (segundo minha classificação) tem motivo para se orgulhar do povo a que pertence porque construíram e mantêm um bom lugar para viver.

  Quero saber de boas escolas, bons hospitais, segurança, oportunidades, distribuição de renda…isto sim seriam objetivos a serem conquistados independente de eu nascer no Chile, Argentina, Brasil ou Venezuela.

  Aposto que se pegássemos toda população do Brasil e transferíssemos para a região onde está o Canada e toda população do Canada para o território brasileiro em poucas décadas os canadenses voltariam a ser primeiro mundo e os brasileiros tais quais os mexicanos continuariam querendo atravessar a fronteira com os EUA.

  Claro que isso não é definitivo.

  Países como Chile e Coreia do Sul são a prova que com conscientização podemos mudar o destino/civilidade de um povo, de uma nação.
  Faço o que posso, sempre convido a todos para fazerem parte desse exército de cidadãos “sensatos”.

  


 


.




Nenhum comentário: