sábado, 27 de junho de 2026

Normalizando Absurdos

 

 




Mulher:  "Doutor, minha filha já tem 5 anos, não gosta de ficar quieta!
  Ela é curiosa, quer mexer no que não conhece!
  Fica correndo, pulando, questionando ...
  Qual é o diagnóstico?
  Ela é o que?"

Pediatra: Criança.

🤣🤣

 

William: Se fosse um PSICÓLOGO seria diagnosticada no mínimo com TDHA. 😂

  Quanto mais gente se achando “autista tipo 1” ou com “ansiedade ou apatia” acima de uma média que ninguém sabe qual é ...mercado garantido para psicólogos.
  Não, não acredito em alguma conspiração, da “Industria Farmacêutica”.
  Muitos humanos são naturalmente imbecis.
  Tem também os mal caráter que usam esses subjetivismos para conseguir algum privilégio.

  E as pessoas que se consideram “normais”?
  Só posso falar por mim.
  Ninguém nasce sabendo de tudo, a gente vai crescendo e adquirindo conhecimento.
  Alguns se interessam mais, outros menos.
  
William: Porque chove vó?
Vó Timira:  É Deus lavando o céu.

  Quando eu fiz essa pergunta acho que tinha uns 4 anos no máximo.
  Minha vó sabia a resposta, mas achou que eu não iria compreender a explicação correta ou não sabia e passou a narrativa que fazia mais sentido pra ela?

  De qualquer forma eu aceitei a narrativa, era minha vó falando.
  Depois na escola aprendi a explicação correta.
  A narrativa da professora fazia mais sentido, tinha FATOS mais observáveis e comprováveis.

  Uma narrativa não é necessariamente de "má fé", por vezes a pessoa realmente acredita no que diz.
  Cabe a nós pesquisar os fatos, analisar e chegar a nossa própria conclusão.

   Dito isso ...

   As pessoas normais tem seus afazeres e campos de interesse.
   São tantas narrativas e de todo tipo, não paramos para investigar todas.
   Se alguém tem alguma autoridade para falar sobre algum assunto, pode ser um técnico de geladeira, tendemos a não ficar questionando muito.
   Um desses me deu  um prejuízo danado.
   A geladeira parou de gelar, ele disse que poderia durar anos era só ele tapar um vazamento de gás.
   Gastei uma grana considerável, não durou 1 mês.
   Antes de chama-lo, estava na garantia do conserto, fiz umas pesquisas sobre o problema que ele tinha me narrado.
   Cheguei a conclusão que era melhor trocar de geladeira, ela já tinha 10 anos, ficar remendando tinha 90% de chances de frequentes quebras.

  Então o problema que observo nos "normais" é esse.
  Não param para pensar direito nos assuntos observando os fatos.
  Dai ficam ao sabor da narrativas.

  Mais uma vez:
  Narrativas existem para tudo.
  Elas são tipo Commodities do pensamento.
  Cabe a nós decidir o uso que faremos delas.
  Eu gosto de perseguir a verdade, baseado nos melhores argumentos.
  Aceitar sem pensar muito é normal, mas sempre que tiver um tempo ... PENSE!
  Se não tem tempo ... ARRANJE!

  Se não a sociedade como um todo vai "normalizando absurdos".



  Commodities são bens primários, geralmente de origem agrícola, mineral ou energética (como soja, petróleo e ouro), negociados em mercados globais com preços definidos pela oferta e demanda internacional.
 (Dicionário)


✧✧✧

 

 Resumo: 

________________________________________
1. Patologização excessiva de comportamentos normais Psicólogos tendem a diagnosticar como transtornos o que são simplesmente traços naturais do ser humano — curiosidade, agitação, questionamento.
________________________________________
2. Mercado alimentado pelo subjetivismo O crescimento de autodiagnósticos ("autista tipo 1", "ansiedade", "apatia") cria e expande um mercado lucrativo, sem que haja uma linha clara do que é "normal".
________________________________________
3. Rejeição à teoria conspiratória, mas não à crítica Você não atribui isso a uma conspiração da indústria farmacêutica — o problema está na ingenuidade e, em alguns casos, no oportunismo individual.
________________________________________
4. Narrativas não são necessariamente má-fé Usando o exemplo da avó sobre a chuva, você distingue quem acredita genuinamente no que diz de quem distorce intencionalmente — o que exige discernimento do receptor.
________________________________________
5. A autoridade seduz e dispensa o pensamento crítico O episódio da geladeira ilustra como delegamos decisões a "especialistas" sem investigar — e pagamos caro por isso.
________________________________________
6. Narrativas são commodities do pensamento Seu conceito central: assim como commodities, narrativas são abundantes, padronizadas e negociadas em massa — e cabe a cada um decidir o que fazer com elas.
________________________________________
7. Pensar é um ato de responsabilidade coletiva A omissão do pensamento individual não é inofensiva — é ela que, acumulada, leva a sociedade a normalizar absurdos.


  

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário