segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Deus Riqueza Pobreza


  “De que serve ao homem ganhar o mundo se perde sua alma?”
 [Blaise Pascal]

  Estava conversando com uma pessoa muito evangélica, foi mais ou menos assim:

👩 “O mal do mundo é essa ganância, todo mundo é apegado a matéria.”

  Jó, Davi, Salomão, Jacó, Abraão e tantos outros eram riquíssimos, tinham muito mais do que precisavam.
  Se a pobreza é tão boa porque Deus não os fez viverem nela?

👩 ["Silêncio"]

   Porque você estuda à noite?


👩No futuro quero um emprego melhor.”

   Esse emprego é bom, o que você ganha é mais que suficiente para comer e morar relativamente bem.
   Se compararmos sua vida com a vida que levavam os “cristãos do primeiro século” você tem mais bens que homens ricos daquela época.
  Você é gananciosa?

👩Você faz umas perguntas tão difíceis!”

  Minhas perguntas são simples, seus pensamentos é que desafiam qualquer lógica.
  Mais complicado que seus pensamentos só suas ações, pois prega uma coisa aos outros (renunciar bens materiais) que você mesma NÃO PRATICA!

👩 [Silêncio]


   Eu, tédio e suspiro profundo.


 Gênesis 13

1. Abrão voltou do Egito para Negeb com sua mulher e tudo o que lhe pertencia.
  Lot o acompanhava.

2. Abraão era muito rico em rebanhos, prata e ouro.

5. Lot, que acompanhava Abrão, possuía também ovelhas, bois e tendas,

6. E a região não lhes bastava para aí se estabelecerem juntos.

7. Por isso houve uma contenda entre os pastores dos rebanhos de Abrão e os dos rebanhos de Lot.  
  Os cananeus e os ferezeus habitavam então naquela terra.

8. Abrão disse a Lot: “Rogo-te que não haja discórdia entre mim e ti, nem entre nossos pastores, pois somos irmãos.

9. Eis aí toda a terra diante de ti; separemo-nos.
   Se fores para a esquerda, eu irei para a direita; se fores para a direita, eu irei para esquerda.”

10. Lot, levantando os olhos, viu que a toda a planície de Jordão era regada de água (o Senhor não tinha ainda destruído Sodoma e Gomorra) como o jardim do Senhor, como a terra do Egito ao lado de Tsoar.

11. Lot escolheu toda a planície do Jordão e foi para o oriente.
  Foi assim que se separam um do outro.

12. Abrão fixou-se na terra de Canaã, e Lot nas cidades da planície, onde levantou suas tendas até Sodoma.


  Observem que “perder a alma” por conta da riqueza não é uma preocupação no Velho Testamento.
  Muito pelo contrário.
  Ser próspero e saudável era sinal que Deus estava com você.

  No Novo Testamento é que começou a ode à pobreza.

  Da minha parte defendo que a pessoa deve ser coerente com o que acredita, senão fica muita HIPOCRISIA.

  Eu gosto de conforto e detesto desperdício.
  Não sou rico simplesmente porque não consegui ser.
  Não tenho nenhum problema “contra” a riqueza ou ricos.
  O melhor de ser rico seria não ter preocupações financeiras, principalmente na velhice.
  Outra coisa boa seria poder ajudar pessoas em dificuldade.
  NÃO!
  Nunca pretendi dividir tudo que tenho com os mais pobres.
  (Há muitas pessoas desorganizadas, desajuizadas, quanto mais dinheiro receberem, mais vão gastar irresponsavelmente, desperdício.)
  Mas uma boa porcentagem da minha renda seria destinada a caridade.
  Criar uma rede de proteção para evitar a miséria (ninguém merece) e dar suporte para aquelas pessoas “ajuizadas”, mas que nasceram em situação muito desfavorável.

    Se você acredita que “nessa questão da riqueza” o Velho Testamento está certo ... tudo bem.
  Se você acredita que o Novo Testamento está certo ... tudo bem.

 Sou um Livre Pensador.
 Me importa fazer o que EU acho certo.
 (Posso inclusive mudar de opinião, tudo depende dos argumentos, NÃO de “crenças”)
 




  Meditação anterior que serviu de base:




.


Nenhum comentário: