sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Negando as Evidências

   “O homem está disposto sempre a negar tudo aquilo que não compreende.”  
[Blaise Pascal]

  E quando o homem nega aquilo que compreende?

  Eu conversava bem mais com as pessoas quando acreditava que elas ao compreenderem o pensamento deixariam de negar as evidencias.
  Fui aprimorando meu jeito de expor os pensamentos deixando-os cada vez mais inteligíveis.

  Pascal, Platão, Shaw ou Franklin ficam tão fáceis de serem entendidos quanto um gibi da Mônica.

  Hoje em dia “acredito” que a maioria dos pensamentos expostos no blog são bem acessíveis a compreensão, mesmo de quem nunca foi muito chegado em Filosofia.

  Raramente encontro alguém “bem alfabetizado” que não compreendeu o texto.
  A pessoa  tem dúvidas muito pontuais, mas geralmente nem isso.
  Não estou dizendo que o cidadão concorda, estou dizendo que entende muito bem o raciocínio.

  Vou dar um exemplo recente envolvendo minha esposa e familiares.
  É um ótimo exemplo porque milhões de pessoas podem se identificar com ele.
  [Texto escrito originalmente em 31/05/2011]

  Já lutei muito na vida.
  Dedicação, profissionalismo, companheirismo, trabalho em equipe, colaborações, ótimas idéias.
  Algumas vezes estive muito próximo do sucesso, sabe quando você pensa “agora vai”.

  Nem me venham falar de “auto sabotagem”, isso não ocorreu mesmo.

  Auto sabotagem é quando criamos obstáculos e empecilhos – de forma consciente ou inconsciente – que nos atrapalham na hora de realizar tarefas ou conquistar objetivos.

  Fazia o possível beirando até o impossível, mas as coisas nunca aconteceram muito favoráveis.

  É algo como se esforçar para subir uma montanha e quando parece estar perto do topo algum poder vem e te joga lá embaixo novamente.
  Muito desanimado comecei a prestar todo tipo de concurso público que aparecia e que fosse um serviço que ao menos eu tivesse capacidade de suportar.
  Passei em alguns, mas ser classificado é uma coisa ser chamado é algo bem diferente.
  É preciso passar entre os primeiros ou estar disponíveis muitas vagas, as duas ocorrências são difíceis.

  Consegui ser chamado em um, não era o do meus sonhos, nem o que eu preferia, no entanto sem dúvida nenhuma é muito melhor que ficar ralando na iniciativa privada e toda sua instabilidade.

  Lembram o caso da Honda que demitiu muitos funcionários?
  O que eles fizeram de errado? Autosabotagem?   
  Claro que não.
  Coisa ruins acontecem, mesmo com pessoas boas.

  Apesar de todas as evidencias contrarias minha esposa (e familiares mais próximos) acha que eu deveria agradecer a Deus por ter conseguido o emprego, que isso só aconteceu porque oraram por mim!

  CARACA!
  Eu que fiquei dia e noite me informando sobre concursos, eu que estudei, tive que fazer malabarismo para participar das provas, enfim não foi sorteio foi EMPENHO.

   Só fui chamado por conseguir uma excelente colocação.
   Onde esta o milagre “espiritual”!?

  Sei lá!
   Se eu tivesse sido nomeado por um político a um alto posto com gordo salário, se tivesse sido um sorteio, se eu tivesse ficado em casa sem estudar e o emprego aparecesse magicamente…então haveria alguma EVIDENCIA que me levasse a agradecer a Deus, agradeceria minha esposa e família por terem dobrado os joelhos por mim e conseguido esse milagre, essa interferência positiva.

  Sei que não seria uma “evidencia cientifica”, mas seria uma coincidência intrigante, eu não oro, fico em casa sem correr muito atrás das coisas e me cai no colo um bom serviço!

  Da maneira que tudo aconteceu não dá para observar nenhuma INTERFERÊNCIA que me foi favorável.

  Lógico que minha esposa e familiares compreendem tudo isso, mesmo assim, dizem que o novo emprego é uma “graça de Deus.”

 No meu cantinho solitário fico meditando...

  Deus criou tudo, mas quando as coisas dão errado ... não é responsável por nada.  
  Nós não criamos nada, mas quando as coisas dão errado somos responsáveis por tudo.
  
  A pessoa compreende que a grande maioria das coisas que consegue é fruto de muito trabalho.
  (Seu e/ou de seus pais.)
  Se não se esforçar muito nada cairá magicamente em sua vida e mesmo assim agradece tudo que tem a fantasiosos milagres.

  NÃO tenho “preconceitos” em reconhecer milagres, já contei ao menos dois aqui, só que dessa vez NÃO FOI.

  Indo alem das “questões de fé"...

  As pessoas compreendem que não devem pagar juros altos, mas pagam.

  Compreendem que não devem votar em políticos corruptos, mas votam.

  Compreendem que a punição para crimes deveria ser rigorosa, mas a deixam branda.

  O que fazer quando as pessoas compreendem o pensamento e mesmo assim negam as evidencias, continuam a viver como se sua ilusão fosse uma realidade observável?

  Qualquer amigo vivo ou morto que puder me auxiliar a decifrar este enigma ficarei imensamente grato, senão estarei condenado a passar o resto de meus dias em reclusão e silêncio…

  Por enquanto a melhor resposta foi do companheiro Dante Alighieri:

 “Percamos as esperanças, estamos todos no inferno!”

  Algo muito estranho acontece nesse “planeta”.
  Não compreendo e não nego.
  A lógica não entra na mente da maioria e mesmo quando entra “estranhamente” ignoram as evidencias.

  O que posso fazer é continuar simplificando o máximo possível qualquer questão.

  “Não posso ensinar nada a ninguém, só posso fazê-lo pensar.”
  [Sócrates]

   A vida nesse planeta pode ser melhor, precisamos buscar compreender e depois disso se questionar caso “magicamente” estivermos ignorando evidencias.

  É você Satanás? 😄
  (Outro que teologicamente foi criado por Deus, mas divide com o homem a responsabilidade por tudo que acontece de errado.)




Meditação complementar:


.





.

Nenhum comentário: