segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Walter Williams


 Tive um orgasmo mental ao ler essa entrevista:


 “Há anos, os Estados Unidos subsidiam a desintegração familiar.
   Quando uma adolescente pobre fica grávida, ela ganha direito a se inscrever em programas habitacionais para morar de graça, recebe vale-alimentação, vale-transporte e uma série de outros benefícios.
  Antes, uma menina grávida era uma vergonha para a família.
  Muitas eram mandadas para o Sul, para viver com parentes.
  Hoje, o estado de bem-estar social premia esse comportamento.”




  Claro que não devemos voltar ao passado expulsando garotas de casa, quem ler a matéria verá que não é isso que o articulista propõe.
  O que deve ser repensado é a pratica de endeusar a mãe solteira como se ela fosse vítima de toda sociedade.

  Como todos sabem eu me sinto incrivelmente solitário filosoficamente, a “solidão sólida” faz parte de minha vida desde que me conheço por gente.
  Quando encontro alguém de SUCESSO que compartilha as mesmas impressões, sei lá…não me sinto tão anormal, tenho ESPERANÇA.


  Confundimos FRATERNIDADE com a obrigação de ajudar irresponsáveis e criminosos.

  Fraternidade = Boa inteligência entre os homens, harmonia.

   Essa é a definição que gosto, é a mais LÓGICA.

  No entanto em nome da fraternidade nos tornamos extremamente tolerantes com a paternidade irresponsável.

  Nos tornamos extremamente tolerantes com criminosos.

  Nos tornamos extremamente tolerantes com corruptos e incompetentes.

  Fraternidade hoje em dia parece uma obrigação moral de ajudar nossos cidadãos mais “problemáticos”.


  Fraternidade deveria ser a união dos bons de forma a evitar que os irresponsáveis e maus dificultem nossa vida em sociedade.


  Evidente que temos que ajudar pessoas em dificuldades, nossos “irmãos de espécie”.

  Uma coisa é ajudar quem precisa outra coisa é premiar a irresponsabilidade, a criminalidade.

  Leiam a entrevista.
  Bons pensadores podem melhorar o mundo e é o que geralmente fazem, mesmo cercados pela mediocridade e hipocrisia.
  Obrigado senhor Walter!
  Nunca saberás quem sou, mesmo assim, enorme prazer em conhece-lo.
  Vida longa já tens, próspera também, não tenho o que desejar-lhe, então apenas agradeço pela esperança…VALEU!

  



  Essa entrevista foi publicada em 2011, o link para revista Veja não existe mais ou não tem acesso ao público.
  Tem o link para os comentários de Reinaldo Azevedo ... não sei por quanto tempo estará ativo.
  Vou copiar e colar a matéria porque realmente a acho muito importante e não quero que se perca.



  Walter Williams é negro, tem 74 anos, dá aula de economia na Universidade George Mason, na Virginia.
  Já foi engraxate e carregador de taco de golfe.
  Na juventude, chegou a preferir o radical Malcom X ao pacifista Martins Luther King.
  Williams está convencido: quem vence o racismo é o mercado, não a política de cotas.
  Num momento em que o assistencialismo, no Brasil, virou uma categoria de pensamento incontrastável e em que se dá a isso o nome de “redistribuição de renda”, vocês precisam ler a entrevista que ele concedeu a André Petry, publicada nas páginas amarelas da VEJA desta semana.
   Como todos nós, o economista tem as suas convicções, mas, antes de mais nada, tem alguns números um tanto desconcertantes sobre o tal “estado de bem-estar social”.

  Williams se considera um libertário, é um crítico ácido da interferência do Estado na vida dos indivíduos.

  Algumas de suas provocações:
 
AVANÇO DOS NEGROS
 “Os negros, em geral, estão muito melhor agora do que há meio século. Mas os negros mais pobres estão pior.”

ESTADO E FAMÍLIA  
“Há anos, os Estados Unidos subsidiam a desintegração familiar”.

MÃE SOLTEIRA PREMIADA
 “Antes, uma menina grávida era uma vergonha para a família.
  Hoje, o estado de bem-estar social premia esse comportamento.
  O resultado é que, nos anos da minha adolescência, entre 13% e 15% das crianças negras eram filhas de mãe solteira.
  Agora, são 70%.”

SALÁRIO MÍNIMO
  “O salário mínimo, que as pessoas consideram uma conquista para os mais desprotegidos, é uma tragédia para os pobres.
  Deve-se ao salário mínimo o fim de empregos úteis para os pobres.”
AÇÕES AFIRMATIVAS
 “O ritmo do progresso dos negros entre as décadas de 40 e 60 foi maior do que entre as décadas de 60 e 80.”

COTAS RACIAIS NO BRASIL
 “A melhor coisa que os brasileiros poderiam fazer é garantir educação de qualidade.
  Cotas raciais no Brasil, um país mais miscigenado que os Estados Unidos, são um despropósito.”

LIVRE MERCADO E DISCRIMINAÇÃO
 “A melhor forma de permitir que cada um de nós – negro ou branco, homem ou mulher, brasileiro ou japonês – atinja seu potencial é o livre mercado.
  O livre mercado é o grande inimigo da discriminação”.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO
“É fácil defendê-la quando as pessoas estão dizendo coisas que julgamos positivas e sensatas, mas nosso compromisso com a liberdade de expressão só é realmente posto à prova quando diante de pessoas que dizem coisas que consideramos absolutamente repulsivas”.

AFRO-AMERICANOS
 “Essa expressão é uma idiotice, a começar pelo fato de que nem todos os africanos são negros.
  Um egípcio nascido nos Estados Unidos é um ‘afro-americano’?”

ÁFRICA
 “A África é um continente povoado por pessoas diferentes entre si.   
  Os vários povos africanos estão tentando se matar uns aos outros há séculos.
   Nisso a África é idêntica à Europa, que também é um continente, também é povoada por povos distintos que também vêm tentando se matar uns aos outros há séculos”.

  Em que aspectos a vida dos negros hoje é pior [nos Estados Unidos]?
  Cresci na periferia pobre de Filadélfia entre os anos 40 e 50.   
  Morávamos num conjunto habitacional popular sem grades nas janelas e dormíamos sossegados, sem barulho de tiros nas ruas.   
  Sempre tive emprego, desde os 10 anos de idade.
  Engraxei sapatos, carreguei tacos no clube de golfe, trabalhei em restaurantes, entreguei correspondência nos feriados de Natal.
  As crianças negras de hoje que vivem na periferia de Filadélfia não têm essas oportunidades de emprego.
  No meu próximo livro, “Raça e Economia”, que sai no fim deste mês, mostro que, em 1948, o desemprego entre adolescentes negros era de 9.4%.
  Entre os brancos, 10.4%.
  Os negros eram mais ativos no mercado de trabalho.
  Hoje, nos bairros pobres de negros, por causa da criminalidade, boa parte das lojas e dos mercados fechou as portas. (…)
  Os negros, em geral, estão muito melhor agora do que há meio século, mas os negros mais pobres estão pior.

  O estado de bem-estar social, com toda a variedade de benefícios sociais criados nas últimas décadas, não ajuda a aliviar a situação de pobreza dos negros de hoje?
(…)
  Há anos, os Estados Unidos subsidiam a desintegração familiar.   
  Quando uma adolescente pobre fica grávida, ela ganha direito a se inscrever em programas habitacionais para morar de graça, recebe vale-alimentação, vale-transporte e uma série de outros benefícios.  
  Antes, uma menina grávida era uma vergonha para a família.  
  Muitas eram mandadas para o Sul, para viver com parentes.
  Hoje, o estado de bem-estar social premia esse comportamento.
  O resultado é que nos anos da minha adolescência entre 13% e 15% das crianças negras eram filhas de mãe solteira.
  Agora, são 70%.
   O salário mínimo, que as pessoas consideram uma conquista para os mais desprotegidos, é uma tragédia para os pobres.
   Deve-se ao salário mínimo o fim de empregos úteis para os pobres.
(…)

   As ações afirmativas e as cotas raciais não ajudaram a promover os negros americanos?
  A primeira vez que se usou a ex-pressão “ação afirmativa” foi durante o governo de Richard Nixon [1969-1974].
  Os negros naquele tempo já tinham feito avanços tremendos.
  Um colega tem um estudo que mostra que o ritmo do progresso dos negros entre as décadas de 40 e 60 foi maior do que entre as décadas de 60 e 80.
  Não se pode atribuir o sucesso dos negros às ações afirmativas.
(…)
   Num país como o Brasil, onde os negros não avançaram tanto quanto nos Estados Unidos, as ações afirmativas não fazem sentido?
  A melhor coisa que os brasileiros poderiam fazer é garantir educação de qualidade.
  Cotas raciais no Brasil, um país mais miscigenado que os Estados Unidos, são um despropósito.
  Além disso, forçam uma identificação racial que não faz parte da cultura brasileira.
   Forçar classificações raciais é um mau caminho.
  A Fundação Ford é a grande promotora de ações afirmativas por partir da premissa errada de que a realidade desfavorável aos negros é fruto da discriminação.
  Ninguém desconhece que houve discriminação pesada no passado e há ainda, embora tremendamente atenuada.
  Mas nem tudo é fruto de discriminação.
  O fato de que apenas 30% das crianças negras moram em casas com um pai e uma mãe é um problema, mas não resulta da discriminação.
  A diferença de desempenho acadêmico entre negros e brancos é dramática, mas não vem da discriminação.
   O baixo número de físicos, químicos ou estatísticos negros nos Estados Unidos não resulta da discriminação, mas da má formação acadêmica, que, por sua vez, também não é produto da discriminação racial.

  Qual o meio mais eficaz para promover a igualdade racial?
  Primeiro, não existe igualdade racial absoluta, nem ela é desejável.    
  Há diferenças entre negros e brancos, homens e mulheres, e isso não é um problema.
  O desejável é que todos sejamos iguais perante a lei.
  Somos iguais perante a lei, mas diferentes na vida.
  Nos Estados Unidos, os judeus são 3% da população, mas ganham 35% dos prêmios Nobel.
   Talvez sejam mais inteligentes, talvez sua cultura premie mais a educação, não interessa.
    A melhor forma de permitir que cada um de nós – negro ou branco, homem ou mulher, brasileiro ou japonês – atinja seu potencial é o livre mercado.
  O livre mercado é o grande inimigo da discriminação. Mas, para ter um livre mercado que mereça esse nome, é recomendável eliminar toda lei que discrimina ou proíbe discriminar.

  O senhor é contra leis que proíbem a discriminação?
  Sou um defensor radical da liberdade individual. A discriminação é indesejável nas instituições financiadas pelo dinheiro do contribuinte.   
  A Universidade George Manson tem dinheiro público.
  Portanto, não pode discriminar.
  Uma biblioteca pública, que recebe dinheiro dos impostos pagos pelos cidadãos, não pode discriminar. Mas o resto pode. Um clube campestre, uma escola privada, seja o que for, tem o direito de discriminar.
  Acredito na liberdade de associação radical. As pessoas devem ser livres para se associar como quiserem.

  Inclusive para reorganizar a Ku Klux Klan?
  Sim, desde que não saiam matando e linchando pessoas, tudo bem.   
  O verdadeiro teste sobre o nosso grau de adesão à idéia da liberdade de associação não se dá quando aceitamos que as pessoas se associem em torno de idéias com as quais concordamos.
  O teste real se dá quando aceitamos que se associem em torno de ideais que julgamos repugnantes.
  O mesmo vale para a liberdade de expressão.
  É fácil defendê-la quando as pessoas estão dizendo coisas que julgamos positivas e sensatas, mas nosso compromisso com a liberdade de expressão só é realmente posto à prova quando diante de pessoas que dizem coisas que consideramos absolutamente repulsivas.

  O senhor exige ser chamado de “afro-americano”?
  Essa expressão é uma idiotice, a começar pelo fato de que nem todos os africanos são negros.
  Um egípcio nascido nos Estados Unidos é um “afro-americano”?
  A África é um continente, povoado por pessoas diferentes entre si.   
  Os vários povos africanos estão tentando se matar uns aos outros há séculos.
  Nisso a África é idêntica à Europa, que também é um continente, também é povoada por povos distintos que também vêm tentando se matar uns aos outros há séculos.




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